quinta-feira, 1 de mai. de 2025
Economia Em Alta Guarapuava

Grupo Dalba entra com pedido de recuperação judicial

Dalba Engenharia atribui prejuízo de R$ 50 milhões à suspensão de licitação no Paraná e tenta evitar colapso financeiro

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Dalba também executou a duplicação da BR-277, perímetro urbano de Guarapuava (Foto: Reprodução/Dalba Engenharia)

A Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda., empresa que possui os setores administrativo, financeiro e diretivo, em Guarapuava, entrou com pedido de Recuperação Judicial.  O requerimento conta com protocolo no dia 14 de abril de 2025, na 1ª Vara Regional Empresarial da Comarca de Ponta Grossa. O valor atribuído à causa soma e R$ 95.190.883,59. O Portal RSN tentou contato com Luciano Daleffi, diretor da empresa, mas sem êxito.

Além de ser a responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) em Foz do Iguaçu, a empresa também atua em obras estratégicas no Centro-Sul do estado. No fim de 2024, o consórcio Dalba/CLC venceu concorrência promovida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER). A licitação é para duplicar e restaurar em concreto a PRC-466, entre Turvo e o distrito de Palmeirinha, em Guarapuava. De acordo com o contrato, esse investimento está estimado em quase R$ 294 milhões. A empreiteira também é responsável pela manutenção da rodovia que liga Ponta Grossa a Mauá da Serra.

A construtora integra o Consórcio Dalba-Bandeirantes, que executa obras financiadas com recursos públicos. E o pedido de recuperação inclui outras cinco empresas ligadas ao grupo: Dalba Holding de Participações Ltda., Dalba Concreto Ltda., Consórcio Dalba-Afirma, Consórcio Dalba-Bandeirantes e Consórcio Tamboril.

Com o processo de recuperação judicial, a empresa busca reestruturar as dívidas e manter a continuidade dos contratos, muitos dos quais envolvem recursos públicos e impacto direto na infraestrutura regional. A Dalba, portanto, solicita o direito de renegociar dívidas com os credores sem o risco de execuções judiciais. Essa seria uma forma de viabilizar um plano de reestruturação e manter a continuidade das operações.

CRISE AGRAVADA

Conforme detalha o processo, a Dalba enfrenta uma crise econômico-financeira agravada desde a pandemia. Isso ocorreu, de acordo com a empreiteira, pelo aumento significativo nos preços de insumos essenciais, como cimento, CAP (cimento asfáltico de petróleo), aço e xisto. Soma-se a isso as dificuldades para manter obras ativas diante da queda nas contratações públicas.

A empresa alega que, para continuar operando, foi forçada a oferecer descontos agressivos e arcar com juros altos em empréstimos bancários. As negociações com fornecedores, também contribuíram os prejuízos financeiros sucessivos.

CANCELAMENTO DE EDITAL

A Dalba atribui um dos principais gatilhos da crise financeira ao cancelamento de uma licitação do DER-PR. Conforme o processo, a empresa venceu 15 dos 40 lotes em certame lançado em janeiro de 2024. A licitação previa a projeção de novos contratos. Assim sendo, o valor total somou R$ 1,53 bilhão, o que representaria um aumento de mais de 50% no faturamento anual. De acordo com um crescimento gradativa no caixa da empresa, em 2023  atingiu o maior faturamento, cujo total somou R$ 285.660.099,79.

No entanto, o processo foi suspenso por seis meses e cancelado definitivamente em 3 de julho de 2024, gerando um prejuízo estimado em R$ 50 milhões, conforme a empresa. A Dalba argumenta que o episódio configura um “fato do príncipe”. Trata-se de um conceito jurídico que descreve interferências estatais imprevistas que inviabilizam a execução de contratos.

A recuperação judicial, portanto, é vista como um passo necessário para evitar a falência e garantir a continuidade de obras públicas estratégicas, como as que se encontram em andamento.

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Cristina Esteche

Jornalista

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