Da Redação
Guarapuava – Dona Anatália (*nome fictício para preservar a identidade da entrevistada), 64 anos, é mãe de três filhos, possui cinco netos e um “companheiro” que a torturava durante longos 15 anos. O vício começou quando perdeu o esposo e se viu sozinha e com os filhos para criar. “Perdi meu marido num acidente. Ele era caminhoneiro. Para encurtar as longas noite comecei a beber. Primeiro a cervejinha e depois fui para outras bebidas mais fortes e quando meus filhos perceberam os anos já tinham passado e eu estava atolada”. Segundo a mulher, ela foi internada e nada adiantou porque a recaída sempre estava presente. Até que um dia ela aceitou ir a um grupo dos alcoólicos anônimos, o AA. "Estou em um deles há mais de três anos e a minha vida mudou. Sou consciente que cada dia é um passo a ser dado, é um recomeço, mas me mantenho firme porque tenho razões para me manter sóbria e ser feliz. Troquei a dependência pelo amor dos meus filhos e netos, pois percebi que não sou sozinha".
A história de dona Anatália, moradora no bairro dos Estados, é apenas mais um dos relatos semelhantes que se costumam ouvir nos encontros do AA.
Criado há 39 anos, o Grupo Renascer, é um deles. Funcionando numa das salas da paróquia Santa Terezinha, é responsável pela recuperação de centenas de pessoas na cidade e região ao longo de seu tempo de atuação, segundo a Diopuava.
Palestras, debates e depoimentos de pessoas que passaram ou passam pelo problema faz parte dos encontros. E para comemorar o aniversário de fundação não foi diferente. Familiares se uniram aos integrantes do grupo numa reunião festiva no dia último dia 22 de abril.
O AA
O Alcoólicos Anônimos funciona com base no programa de 12 passos e fundamenta-se no anonimato de seus membros. A irmandade divide-se em grupos locais, que realizam reuniões regulares nas quais os participantes conversam sobre suas experiências com o alcoolismo e com o tratamento da doença. Para ser membro de AA, o único requisito é ter o desejo de parar de beber.
No Programa de 12 passos, é utilizada a oração da serenidade como um meio de aceitação e superação.
EM GUARAPUAVA
GRUPO RENASCER
Rua Manoel Marcondes c/ Pedro Alves
Centro Social Santa Terezinha
Literatura – Sábado – 20h
GRUPO SANTA CRUZ
Av. Serafim Ribas c/ Salvatore Renna
Anexo a Igreja da Paróquia Santa Cruz, Bairro Santa Cruz
Reuniões – Sexta – 20h
GRUPO NOVA VIDA – XARQUINHO
Anexo Associação de Moradores
Bairro: Xarquinho
Reuniões – Sábado – 20h
GRUPO LIBERDADE EM AA
Anexo à Igreja Dom Bosco
Vila Carli
Reuniões – Terça e sextas – 20h
GRUPO CUPERTINÓPOLIS
Anexo à Igreja Perpétuo Socorro
Rua: João Lacerda Caldas, 98
Bairro Cupertinópolis
Reuniões – Quinta – 20h e domingo – 9h
GRUPO VIDA NOVA
Anexo Colégio Aloísio Mayer
Av. Santos Dumont, s/n – ao lado do Banco do Brasil
Reuniões – Terça e sexta – 20h
GRUPO NOVA ESPERANÇA DE AA
Centro Catequético São José Operário
Colônia Vitória – em frente à Agromalte
Reuniões – Terça e sexta – 20h