22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Gruppo Folklorístico Italiano Ânima de Guarapuava completa 31 anos

O Grupo Ânima (alma em italiano) sempre teve como objetivo a promoção da cultura italiana por meio da dança

Gruppo Folklorístico Italiano Ânim

Gruppo Folklorístico Italiano Ânim

Gruppo Folklorístico Italiano Ânim

Gruppo Folklorístico Italiano Ânima de Guarapuava completa 31 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Fundado em 1991, o Gruppo Folklorístico Italiano Ânima de Guarapuava completa 31 anos em 2022. O grupo teve como fundadores alguns integrantes do antigo e já extinto Círcolo Ítalo-brasileiro Laços D’oro. Dessa forma, o Grupo Ânima (alma em italiano) sempre teve como objetivo a promoção da cultura italiana por meio da dança. Contando com grupo infantil, juvenil e adulto.

Ao longo dos 31 anos de existência, o grupo sempre esteve de portas abertas para receber a comunidade, para crianças a partir de três ou quatro anos, adolescentes e adultos de todas as idades. De início, descendentes de italianos eram os principais integrantes do grupo. Mas com o passar do tempo e à medida que foi ficando mais conhecido, pessoas de várias etnias começaram a integrar o Ânima.

Gruppo Folklorístico Italiano Ânim

O Grupo nos anos 2000 (Foto: Arquivo Pessoal)

Durante a trajetória os integrantes fizeram centenas de apresentações em toda a Região Sul do Brasil, São Paulo e Espírito Santo. Conforme Paulo Vieira, integrante do grupo, inúmeras pessoas da comunidade guarapuavana já passaram pelo grupo, colaborando para a continuidade dessa história.

Tendo um aspecto social, o grupo nunca cobrou nenhum tipo de taxa ou mensalidade dos integrantes, sendo assim, acessível a qualquer pessoa que goste da cultura italiana.

Ainda de acordo com Paulo, com a mesma paixão dos fundadores, os integrantes atuais ainda seguem firmes no mesmo propósito. Isso porque eles querem levar a cultura italiana a “todas as pessoas que amam tudo o que se refere à Itália”.

Gruppo Folklorístico Italiano Ânim

(Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje, com novos objetivos e sempre abertos à comunidade, o grupo faz ensaios aos sábados no Colégio Francisco Carneiro Martins às 15h30 e convida todos os interessados em participar.

Para mais informações e para quem quiser conhecer mais o trabalho desse grupo ou para apresentações, pode seguir as redes sociais: Instagram e Facebook. Ou, por fim, entrar em contato pelos telefones (42) 9 8812-5478 com Paulo e (42) 9 9977-8886 com Leandro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo