22/08/2023



Educação

Guairacá sedia curso sobre deficientes visuais

imagem-29064

A Faculdade Guairacá está sediando curso de capacitação de professores da rede municipal de ensino para o atendimento ao deficiente visual. De acordo com a professora Bernadete Bastos Valentim, do curso de Pedagogia, o objetivo do curso informar e treinar os educadores para lidar com alunos com deficiência visual. “É importante que os professores estejam preparados para atender os alunos cegos, por isso, oferecemos esse módulo dentro do curso de formação continuada”, explica.

Para ministrar as aulas, a Secretaria de Educação de Guarapuava, responsável pelo evento, conta com o apoio do CAP (Centro de Apoio a Pessoas com Deficiência Visual) de Francisco Beltrão, que promove trabalhos de inclusão social do cego, com ações como palestras e adaptações de livros didáticos para o braile.

 

Um dos representantes do CAP que ajudou a ministrar as aulas é o professor Gilson José Rovaris (foto), 37 anos, deficiente visual. Gilson conta que os desafios para a inclusão dos cegos são grandes, mas muita coisa tem melhorado. “Aos poucos vemos ações que auxiliam o cego, como esse importante curso que os professores estão participando aqui na Faculdade Guairacá”. Gilson ainda aproveitou a ocasião para elogiar a estrutura da instituição. “Pude notar que as escadas possuem corrimões firmes e que a calçada oferece pista tátil, isso facilita nosso deslocamento. Parabéns aos responsáveis pela Faculdade”, diz.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo