22/08/2023
Guarapuava Segurança

Guarapuava avança rumo à criação da Guarda Municipal

Projeto que redefine a pasta entra em votação na Câmara nesta terça, cumprindo exigência legal e prepara uma nova força de segurança

Coronel Péricles de Matos, secretário municipal de Trânsito de Guarapuava (Foto: Câmara Municipal de Curitiba)

A criação da Guarda Municipal em Guarapuava avança com a apresentação de um projeto de lei fundamental que será votado na Câmara Municipal nesta terça (21). A proposta estabelece a mudança na nomenclatura da Secretaria Municipal de Trânsito, que passará a se chamar Secretaria de Defesa Social e de Trânsito.

Esta alteração, no entanto, não é apenas administrativa. Trata-se de uma exigência legal e um passo estratégico para consolidar a estrutura necessária para a futura corporação. De acordo com o secretário da pasta, Coronel (reserva) Péricles de Matos, a nova nomenclatura cumpre uma exigência legal e se soma a responsabilidades já em vigor na administração.

Quando assumi a Setran, já nos responsabilizamos pela Defesa Civil, gestão da frota e guarda patrimonial. Agora temos um berço legislativo para a criação da Guarda Municipal. É um movimento natural e necessário.

De acordo com o Secretário, o cenário de segurança na cidade exige que a gestão pública tenha uma postura mais proativa e abrangente: “O cenário em Guarapuava exige uma participação mais ativa. A secretaria tem que ser um player.” No contexto mencionado pelo Coronel Péricles, a Secretaria deve ser um agente ativo, influente e fundamental na área de Defesa Social e Segurança. Ou seja, deixar de ser apenas um órgão de fiscalização e se tornar um ator principal na segurança pública municipal.

As funções da nova Secretaria incluem o policiamento ostensivo e preventivo para proteger bens, serviços e instalações do município. Assim como o policiamento comunitário, a fiscalização do trânsito municipal, podendo também fazer prisões em flagrante. A guarda pode prestar apoio em situações de emergência, como calamidades públicas, e colaborar com outras forças de segurança. Conforme o Secretário, a nova pasta contará com setores específicos para atendimento à violência contra a mulher; outro para questões ambientais e um terceiro para atender as demandas da população.

Vamos preencher um nicho com guarda extremamente operacional voltado às necessidades da população.

Ainda segundo o secretário, a implantação do Botão do Pânico vai contemplar todas as escolas, com profissionais qualificados e protocolos de atendimento. “Outras experiências que trago como secretário em Curitiba, é que não basta ter um botão do pânico. É precisa treinar o ambiente, com protocolos de atendimento.”

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.