22/08/2023
Em Alta Guarapuava Saúde

Guarapuava confirma mutirão para zerar fila de 4 mil cirurgias oftalmológicas

Ação ratifica compromisso anunciado recentemente pelo secretário Beto Preto à RSN. Estratégia inclui a requalificação da lista de espera

Reunião na Sesa (Foto: Secom/ Prefeitura de Guarapuava)

Cerca quatro pacientes aguardam atualmente por atendimento especializado em oftalmologia em Guarapuava. Para extinguir essa demanda represada, a prefeitura e o Governo do Estado prometem dar início ao mutirão de cirurgias eletivas ainda neste mês de janeiro. O plano prevê zerar a fila da especialidade nos próximos meses, antes de expandir a ação para outras áreas médicas. Ao todo, conforme a Saúde, são 14 mil pacientes à espera de cirurgias eletivas.

Em entrevista ao portal no último dia 7 de janeiro, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto,  já havia antecipado que o Hospital Regional do Centro-Oeste passaria por uma nova fase de ampliação. E que a meta pretende elevar o número de procedimentos de 600 para mil cirurgias mensais.

A reunião dessa segunda (12) com o prefeito Denilson Baitala, o chefe de gabinete da Secretaria, Ian Lucena Sonda e o deputado Artagão Junior (PSD) materializa aquele anúncio, estabelecendo os passos práticos para que isso ocorra. Também participaram a chefe da 5ª Regional de Saúde, Renata Araújo e os secretários municipais Guto Klosowski (Saúde) e Luciano Crotti (Finanças).

FILTRAGEM

De acordo com o encontro, nos próximos 15 dias, a Secretaria Municipal de Saúde e a 5ª Regional de Saúde vão filtrar a fila. O objetivo é verificar quais pacientes ainda necessitam da cirurgia ou se já fizeram procedimento por outros meios. Após essa atualização de dados, o Estado distribuirá os pacientes entre hospitais de Guarapuava, da Região metropolitana e de Curitiba.

A parceria entre o município e o Estado, conforme Beto Preto, busca otimizar o uso das estruturas de saúde locais. E também garantir que os casos não resolvidos na cidade recebam suporte em outras unidades paranaenses. Além do mutirão, o Estado também confirmou a liberação de um novo aparelho de raio-X para Guarapuava, que aguarda análise técnica para definição do local onde vai ser instalado.

CRONOGRAMA

Janeiro: Início da filtragem e encaminhamentos da oftalmologia.
Fevereiro: Início do atendimento para as demais especialidades, como ortopedia e otorrino.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.