Guarapuava contará com Unidade de Progressão no CRAG

Quarta cidade do Estado a receber a mudança, alteração prevê melhorias estruturais e recebimento de presos com bom comportamento oriundos da PIG

O Centro de Regime Semi Aberto de Guarapuava (CRAG) passará a funcionar como a mais nova Unidade de Progressão do Estado. A medida permitirá que presos da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), que cumprem pena em regime fechado, possam migrar para o semiaberto perante uma série de avaliações. Em contrapartida, a inauguração do CRAG como Unidade de Progressão permitirá, também, a realização de melhorias estruturais no Centro que, atualmente, registra de forma reincidente a fuga de internos.

“Nossa estrutura não possui muros, grades, blocos de concreto. Não temos as instalações de uma penitenciária de regime fechado. A partir da Unidade de Progressão vamos receber melhorias na estrutura do espaço como a dos telhados, por exemplo, que resultam em fugas aqui do Centro”, declarou Américo Dias Pereira, diretor do CRAG ao Portal RSN.

Atualmente, o CRAG conta com 162 internos (Foto: Divulgação)

A mais recente delas foi a do interno João Sérgio Schineider, de 44 anos, que fugiu do centro prisional por volta das 22h dessa quinta (22). De acordo com Américo, foi justamente rompendo o telhado da cela onde estava e escalando a cerca de segurança que o detento conseguiu fugir do local e ainda não foi localizado.

Neste ano, João Sérgio Schineider foi o 29º interno que fugiu do CRAG, de um universo total de 162 presos que o Centro abriga atualmente. Segundo Américo, a Unidade de Progressão permitirá uma seleção mais rigorosa para que presos do regime fechado sejam transferidos ao semiaberto e possam voltar ao convívio social por meio do trabalho e do estudo em tempo integral. No novo processo, segundo Américo, haverá análise da ficha criminal considerando o tipo de crime cometido e a personalidade do preso.

“Teremos um processo comum que envolve assistente social, psicólogo e outros profissionais para que os presos que cheguem até aqui sejam realmente aqueles que queiram mudar, que apresentem essa vontade e que, no regime fechado, tenham um histórico de bom comportamento. A previsão é que 20 presos da PIG mudem para o CRAG até o final deste ano”, declarou.

A instalação da Unidade de Progressão do Centro de Regime Semi Aberto de Guarapuava atende ao cumprimento de um decreto firmado em 26 de setembro. Como a execução das ações que o modelo prevê estão sendo viabilizadas apenas agora, o lançamento oficial da mudança deve ocorrer no dia 28 de novembro.

Com a alteração, Guarapuava se tornará a quarta cidade do Paraná a contar com a Unidade de Progressão, além de Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, que inaugurou o espaço nessa quinta feira (22). O intuito é ampliar as medidas de ressocialização pelo Estado.

Relacionadas

Pérola do Oeste divulga linhas Interbairros aos domingos e feriados

COVID-19

Prefeito volta a decretar alerta epidemiológico em Guarapuava

NOVO CAGED

Guarapuava tem saldo de empregos positivo pelo 5º mês consecutivo

Comentários