Guarapuava é a segunda cidade da América Latina a ter vídeoconsulta

O sistema foi doado pela empresa Doctoralia. A primeira é Curitiba. "Estamos sempre inovando para proteger a população de Guarapuava", diz Celso Goes

Guarapuava é a segunda cidade da América Latina a ter vídeoconsulta (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Guarapuava é a segunda cidade brasileira a utilizar a vídeoconsulta para atendimento médico de pacientes suspeitos da Covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Celso Goes, ao Portal RSN,  a partir de confirmação repassada pela empresa Doctoralia.

Com sede brasileira em Curitiba, a empresa é própria para agendamentos de consultas ‘on-line’. Conforme Celso, a tecnologia foi doada ao município. A primeira é Curitiba.

Comunicado da empresa ao secretário Celso Goes (Foto: Ascom/Saúde)

De acordo com o secretário de Saúde, o sistema foi colocado à disposição da população nesta segunda (30). “Até o fim da tarde fizemos cinco atendimentos por vídeo e outros 43 pelo telefone. De acordo com Celso Goes, dois médicos fazem plantão durante o dia e um no período da noite.

O nosso desafio era proporcionar atendimento adequado ao paciente com sintomas gripais sem que fosse preciso se deslocar até a UBS ou pronto atendimento. A tecnologia disponibilizada vem na medida para resolver essas questões, e sermos uma das primeiras cidades da América Latina a aderir ao sistema. Isso mostra que estamos buscando soluções em todas as frentes.

Conforme Celso Goes, com esse sistema está sendo reduzido o fluxo de pacientes presenciais nas unidades  de saúde do município. “Dessa forma estamos incentivando o isolamento social e contribuindo para o controle da pandemia”.

(Arte: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

CALL CENTER

Entretanto, há pouco mais de uma semana, Guarapuava conta com uma importante ferramenta de informação, prevenção e orientação sobre o Covid-19.

Por meio de ligação gratuita para o 0800 642 0019, pessoas com sintomas ou suspeita de Covid-19 estão sendo atendidas. O call center também orienta quem tem dúvidas sobre a doença. O horário é entre às 8h e às 23h.

Assim, o serviço feito por médicos, enfermeiros e psicólogos do município, além de facilitar o acesso às recomendações, também desestimula o deslocamento desnecessário de pessoas até as unidades de saúde.

COMO FUNCIONA

Ao ligar para o serviço com suspeita da doença é importante compartilhar com o profissional da saúde quais são os sintomas. É preciso também dar o histórico relacionado a viagens internacionais ou nacionais para as zonas de transmissão. Ou seja: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília, e sobre possível contato com pessoas que tenham vindo desses locais. A partir disso, a equipe de saúde dará o encaminhamento adequado.

Assim, em casos de sintomas gripais leves, a pessoa e sua família são orientadas a permanecerem em casa, em isolamento social. Elas também devem informar regularmente as equipes do atendimento 0800, que manterão o acompanhamento dos casos.

Conforme a Secretaria de Saúde, em casos moderados ocorre o agendamento de uma consulta na UBS de referência da pessoa. Aquela que seja mais próxima da casa do paciente. O agendamento garante o atendimento imediato, assim que o paciente chegar ao local.

Entretanto, em casos extremos a equipe do Samu é acionada para buscar a pessoa em casa e levá-la até o hospital. Porém, será respeitado o protocolo de prevenção e segurança previsto para a Covid-19.

Além, disso há também o atendimento e apoio psicológico à população em geral e também para profissionais de saúde. Basta que a pessoa solicite o atendimento desses profissionais ao iniciar a ligação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

SAÚDE

Municípios da 5ª Regional ainda tem casos de sarampo em investigação

IRREGULARIDADES SANITÁRIAS

Ação de fiscalização multa comerciantes e moradores em Guarapuava

DIREITO DO CONSUMIDOR

Procon debate impasses sobre mensalidades escolares em Guarapuava

Comentários