Castro – Imbituva estava invicto, mas foi Guarapuava que ganhou o título de basquete pelo sexo masculino na fase regional dos 23.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup´s), em Castro, ontem segunda-feira (27/7). A decisão no Ginásio de Esportes Douglas Pereira foi emocionante, com o campeão virando o jogo a dois segundos do final, por 70 a 69. Faltando 12 segundos era Imbituva que virava o jogo (69 a 68).
Imbituva entrou em quadra deixando a impressão até o fim do primeiro quarto de jogo que venceria o último adversário para ficar com o troféu de campeão. Fez 22 a 14. No segundo quarto, Guarapuava arrasou e não só virou o marcador como também abriu uma vantagem de seis pontos: 37 a 31. Guarapuava fez mais que o dobro de pontos que Imbituva no segundo quarto de jogo: 23 a 9.
Assim como a conversa no intervalo do primeiro para o segundo quarto fez bem para Guarapuava, a do segundo para o terceiro recuperou a equipe de Imbituba, que marcou 19 a 13 e empatou o jogo em 50 a 50. No último quarto Imbituva continuou mandando no marcador até os minutos finais. A um minuto de quarenta segundos do final, vencia por 67 a 61. Em 35 segundos, Guarapuava encostou: 67 a 66. Aí começaram as viradas, 68 a 67 Guarapuava, 69 a 68 Imbituva e70 a 69 para o campeão.
O consolo de Imbituva é que a equipe também se classificou para a fase final dos Jojups em Umuarama, de 25 de setembro a 2 de outubro. É a única categoria de todas as modalidades coletivas em Castro a classificar também o vice-campeão, isso em razão do número de inscrições, nove, a maior entre todas as oito regiões esportivas do Estado.
Guarapuava foi campeão com Carlos, Kanã, Leonardo Gaspar, Leonardo Inar, Lucas, Luís Henrique, Paulo Henrique, Rafael Correia (capitão), Rafael Pereira, Ramon, Vinícisus e William. No jogo para apontar o terceiro colocado, Irati ganhou de Castro, 51 a 46.
Além dos quatro finalistas, participaram da competição os municípios de Reserva do Iguaçu, Telêmaco Borba e Piraí do Sul, que foram eliminados na primeira etapa de classificação, e ainda Pinhão e Prudentópolis, que caíram na segunda etapa.
Paraná Esporte/Moacir Domingues
Foto de Leila Nunes