Guarapuava está entre os municípios que mais geram resíduos no Paraná, segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Por isso, o município está sendo incluído no R20, grupo de trabalho que envolve representantes dos 86 municípios paranaenses responsáveis por 92,6% das 20 mil toneladas de lixo geradas por dia no Estado. De acordo com o Departamento Municipal de Coleta de Lixo, Guarapuava produz a média diária de 80 toneladas por dia, somando em maio de 2013, 2.613,040 toneladas. Da região entram também os municípios de Pitanga e Laranjeiras do Sul. Representantes dos municípios envolvidos estão reunidos nesta quarta-feira (19), em Curitiba, das 9h às 18h.
"A Secretaria está abrindo uma comunicação direta para ouvir os municípios e auxiliá-los na solução do problema. Todas as regiões do Paraná estarão representadas no R20. Esta é a orientação do governador Beto Richa, para ajudemos as administrações municipais a solucionar a destinação dos resíduos", disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, que assinará a resolução criando o R20.
O evento ainda contará com a presença da secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, e do superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso.
Durante a reunião, a coordenadoria de resíduos sólidos da Secretaria do Meio Ambiente orienta as prefeituras sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos e apresenta o programa "Paraná Sem Lixões" que pretende acabar com os lixões a céu aberto até agosto de 2014.
As prefeituras também recebem orientações sobre a resolução que define novas regras para o licenciamento de aterros sanitários no Paraná, além de ações de logística reversa que podem ser implementadas em parceria com empresas do setor privado. A Secretaria do Meio Ambiente ainda apresenta aos representantes municipais os resultados do Plano de Regionalização de Resíduos Sólidos.
Com assessoria de imprensa/Sema