Guarapuava ganha primeira casa de passagem para pessoas em situação de rua

No espaço funcionará o projeto Vidas por Vidas, onde cerca de 70 voluntários realizam trabalhos de auxílio para estas pessoas

A partir deste sábado (4), Guarapuava dá um importante passo no auxílio a pessoas em situação de rua. Isso porque o município ganha, neste final de semana, a primeira casa de passagem para essas pessoas. A inauguração ocorrerá durante a tarde de hoje, após o 2º Encontrão do Vidas por Vidas, projeto que vai manter a casa. Todo o trabalho é voluntário.

Casa está localizada na rua Padre Ivo Petri, 768, no Vila Carli (Foto: Divulgação)

Idealizado há cerca de dois anos, o Vidas por Vidas ajuda cerca de 30 pessoas diariamente em Guarapuava. Alguns são da cidade, outros são pessoas que estão de passagem. Os voluntários – cerca de 70 – doam roupas, comida e, claro, tempo em prol de uma importante causa. Na casa, pessoas em situação de rua poderão ficar por alguns dias, enquanto voluntários os auxiliarão na reintegração social.

Alguns dos voluntários (Foto: Divulgação)

“Nosso objetivo principal é tentar tirar essas pessoas da situação de rua. Quando temos contato com eles, fazendo doações, nós também conversamos, realizando um trabalho de aproximação e ouvindo a história de cada um”, explica Diego Rigoni, voluntário do projeto. “Alguns trabalhos envolvem a procura de clínicas de reabilitação”, completa.

No último ano, o projeto esteve funcionando dentro de um espaço reduzido, cedido pela Paróquia Santa Cruz. Agora, eles migram para a casa de passagem, que está localizada no bairro Vila Carli. É um espaço extenso, com 14 quartos, mais sala, cozinha e banheiros. A casa foi cedida pela administração municipal, através de articulação do secretário de Assistência Social, Ari Marcos Bona. O pedido de uma casa foi feito a Ari pelos integrantes do projeto em fevereiro deste ano.

Integrantes do grupo também já realizaram trabalhos de conscientização em ação no trânsito (Foto: Divulgação)

“O Ari Marcos nos atendeu prontamente. Quando solicitamos, essa casa já foi indicada pouco tempo depois. O que demorou foi conseguirmos apoio para reformamos o espaço. Ainda faltam algumas coisas para fazer, mas já temos condições para realizarmos nossas atividades ali dentro”, explica Diego.

Na casa, foram realizados reparos na parte estrutural, envolvendo desde reformas pontuais até troca de fiação. O apoio dos voluntários e de pessoas que acreditam na causa em Guarapuava foi fundamental.

“Nós temos muitos parceiros. Nunca teríamos como fazer as reformas necessárias sem o apoio, principalmente financeiro, deles. Somos muito gratos a todos por isso”.

(Foto: Divulgação)

ESTRUTURAÇÃO

A cada dia, o projeto cresce mais um pouco e, por isso, aumentam também as responsabilidades do grupo guarapuavano. A iniciativa, que começou com cerca de 10 pessoas, tomou corpo e hoje conta até com uma associação instituída para manter o Vidas por Vidas. Chamada Associação de Amigos de Pessoas Especiais, a diretoria foi instituída em março deste ano.

(Foto: Divulgação)

“Nosso objetivo é mostrar que são pessoas sérias que estão por trás deste projeto importante. Além disso, status de associação, com CNPJ, nos permite fazer mais solicitações ao poder público. Se conseguirmos uma titulação específica, será possível até recebermos apoio financeiro do Estado”, conta Diego. O guarapuavano, inclusive, é vice-presidente da entidade, formada também por Daniel Floriano Filho (presidente), Márcio Geovane Borges (diretor-secretário), Camilo Artur Camargo (2º secretário), Regiane Bueno Araújo (1º diretora-financeira) e Nilmar Aparecido Oliveira (2º diretor-financeiro). Foi formado, ainda, um conselho fiscal para a associação.

“O nosso trabalho é por acreditar que podemos retirar essas pessoas da rua, que podemos reitera-las na sociedade”.

O encontro que precederá a inauguração da casa neste sábado (4) ocorre às 14h, na Igreja Dom Bosco.

(Foto: Divulgação)

Relacionadas

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava neste domingo

SETEMBRO AMARELO

Pandemia reforça novos cuidados com a saúde mental

DIA DA ÁRVORE

Instituto Água e Terra desenvolve ação para o Dia da Árvore

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com