22/08/2023
Economia Em Alta Guarapuava

Guarapuava ganha unidade da Câmara de Comércio Brasil–China

Câmara fortalece a conexão de empresas locais com o mercado chinês e amplia oportunidades de negócios, inovação e internacionalização

Abertura da Câmara Brasil x China (Foto: CTP)

Guarapuava passou a integrar, a partir desta segunda (26), a rede da Câmara de Comércio Brasil–China (CCBRC). A unidade encontra-se instalada no Cilla Tech Park. O lançamento no ‘Café da Manhã Conectando Mundos’, reuniu empresários, representantes da indústria e autoridades municipais e regionais. A pauta debateu oportunidades de negócios, internacionalização e cooperação tecnológica com o mercado chinês.

A chegada da entidade é estratégica porque cria um canal institucional permanente para aproximar empresas locais do mercado chinês. A China hoje é um dos principais polos globais de produção, investimento e inovação.

Câmara Brasil x China (Foto: CTP)

Com atuação nacional e foco em conexões empresariais, a Câmara funciona como uma ponte prática para quem quer avançar em importação e exportação. Assim como, buscar fornecedores, abrir portas para investimentos e compreender exigências e caminhos de entrada em um mercado complexo.

Para o setor produtivo local, a presença da CCBRC tende a reduzir barreiras comuns. Por exemplo, a falta de informação, dificuldade de acesso a contatos confiáveis e insegurança nas negociações, especialmente para empresas de menor porte.

CONECTANDO MUNDOS

No lançamento, durante o ‘Café da Manhã Conectando Mundos’, o diretor nacional de Indústria, Energia e Tecnologia da CCBRC, Lucas Giovani Sebben, destacou que a entidade atua há 32 anos conectando Brasil e China. Conforme ele disse, a instalação em Guarapuava ganha relevância por estar inserida em um ambiente de inovação.

Já o coordenador do escritório local, Delano Brun, afirmou que a expectativa é transformar essa presença em oportunidades concretas para empresas do município e do entorno. O encontro reuniu empresários e autoridades e contou ainda com participação da Fiep, que apresentou o programa Paraná4Business, voltado à internacionalização de empresas.

O momento simbólico com abertura oficial da sala dentro do Cilla Tech Park, consolida o parque como um ponto de articulação entre inovação regional e relações comerciais internacionais. Representando o Cilla Tech Park, o presidente Vilso Dubena destacou que a parceria pode facilitar negócios com a China, oferecendo orientação e segurança principalmente para pequenas empresas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.