Guarapuava gera empregos e antecipa a meta do Ideb em três anos

Município passa por um momento muito positivo, avalia prefeito

*Matéria atualizada às 11h04 para retificação de informação no segundo parágrafo.

Guarapuava (Foto: Arquivo/RSN)

Guarapuava registra dois saldos positivos na virada do primeiro semestre de 2018. No setor educacional, o município superou a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). As escolas municipais alcançaram a nota 6,4 em 2017, antecipando a meta projetada para 2021.

Na área econômica, fechou os seis primeiros meses com saldo positivo na geração de empregos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta semana, foram registradas a abertura de 9.357 novas vagas de emprego com carteira assinada, contra 9.377 demissões, totalizando o saldo positivo de 281 novas vagas. Entre os setores que mais contrataram estão serviços, construção civil e comércio. Segundo o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), em julho, 132 pessoas foram colocadas no mercado de trabalho. “Isso é prova de que Guarapuava continua num bom momento, com empresários acreditando e investindo em nossa cidade”, disse o prefeito. Esse momento positivo também se repete quando há uma comparação entre o mesmo período deste ano com 2017, quando foram 9.164 demissões contra 8.958 contratações.

Segundo o gerente da Agência do Trabalhador de Guarapuava, Cezar Prestes, a abertura de novas empresas, especialmente, na área de prestação de serviços, puxou a alta no aquecimento do mercado formal de trabalho, seguido pela retomada da construção civil e do comércio. A abertura de novas lojas, principalmente, no Shopping Cidade dos Lagos, impulsiona a abertura de novas vagas. “Há dois dias estamos entrevistando candidatos para a Riachuelo que abriu 20 vagas, e outras duas lojas já contrataram conosco”, disse Cezar Prestes.

Apesar da Agência do Trabalhador ofertar uma média diária de 40 vagas, a falta de qualificação e a baixa escolaridade continuam sendo os maiores entraves para uma maior colocação de trabalhadores na formalidade. Para suprir essa deficiência, a Agência do Trabalhador firma parceria com o Senac para o encaminhamento de interessados a cursos gratuitos e profissionalizantes. Os interessados devem comparecer a agência, localizada na Rua Guaíra, 3096, das 8h às 16h30, de segunda a sexta feira. É necessário levar a carteira de trabalho. Entretanto, o Portal RSN procurou saber quantos desempregados existem na cidade e no interior, porém, nenhuma estatística foi encontrada.

Estudante em sala de aula (Foto: Secom)

Em contrapartida, na rede municipal de ensino, a escolaridade está em alta. Guarapuava se antecipa e supera a média do Ideb, projetada para ser atingida somente em 2021. Os dados foram divulgados na tarde dessa quinta (30), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação.

Para o prefeito Cesar Filho, essa evolução no ensino municipal é resultado de investimentos na infraestrutura das unidades de ensino, na formação continuada dos professores, entre outras ações. “A soma de forças da administração municipal, escolas, alunos e os pais colocou Guarapuava mais uma vez em destaque no IDEB”, afirmou.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, as estratégias e metas estabelecidas estão sendo alcançadas e superadas a cada ano. “Com a cultura de gestão educacional implantada pela atual administração municipal, Guarapuava vem se superando no IDEB. Entre tantas medidas adotadas, creio que uma muito importante é a presença do prefeito nas escolas, visitando, acompanhando, avaliando e dialogando com a direção, funcionários, alunos e pais. O acompanhamento também contribui com as melhorias alcançadas no ensino municipal”.

Relacionadas

MEIO AMBIENTE

Audiência pública apresenta sugestões sobre resíduos sólidos dia 30/09

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

NOVA FILIAL

Zero Resíduos expande operações para cidade de Guarapuava

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com