22/08/2023
Brasil Cotidiano Guarapuava Paraná Região Saúde

Guarapuava mantém índice de isolamento social há seis dias

Em Pitanga, onde nesta semana houve a confirmação do primeiro caso de coronavírus, o índice de isolamento social é de 37%

Coronavírus munndo

A média de isolamento social caiu no Estado (Foto: Divulgação/Universidade Johns Hopkins)

Com um aumento significativo no número de casos nos últimos dias, os guarapuavanos mantém o isolamento social estável na cidade. De acordo com dados coletados pela empresa In Loco, 40% da população de Guarapuava segue em isolamento desde segunda (18).

A porcentagem de pessoas em distanciamento social aumentou desde a última coleta de dados do Portal RSN. No dia 14 de maio, 38% dos guarapuavanos mantinham as medidas de isolamento. Nesta data, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Guarapuava registrava 16 pacientes com a doença. Em apenas três dias, este número teve um acréscimo de 25%, e agora são 20 casos confirmados.

A média nacional e estadual também diminuiu. Há oito dias, os dados relativos ao país apontavam um índice de 43,4% de isolamento social. Hoje (22), 42,2% dos brasileiros continuam isolados. O Paraná se mantém na quinta posição com menor índice de isolamento com 37,6% de cidadãos isolados. No dia 14 de maio, eram 39,5%.

VOLTA DAS ATIVIDADES

O comércio de Guarapuava segue atendendo em horário reduzido conforme decreto municipal. Além disso, os restaurantes e lanchonetes voltaram com o atendimento no dia 7 de maio seguindo medidas de segurança.

Nesta semana, um novo decreto municipal autorizou a reabertura de galerias. Dessa maneira, os estabelecimentos devem seguir todas as regras e medidas de prevenção ao coronavírus. Os horários de funcionamento foram determinados pela Prefeitura, sendo segunda a domingo, das 8h às 22h, mas a entrada de pessoas e o horário limite para a venda de bebidas alcoólicas é até às 21h30. O shopping Cidade dos Lagos também reabre no próximo dia 28 de maio.

(Imagem: Reprodução/In Loco)

OUTROS CASOS NA 5º REGIONAL

Além disso, mais uma cidade da 5ª Regional de Saúde, que tem sede em Guarapuava confirmou um caso nesta semana. Desta vez, Pitanga confirmou um caso de coronavírus. Conforme informações da prefeitura, o paciente é um caminhoneiro e ele teria contraído a doença em Belém do Pará. O homem, que não teve a idade divulgada pela secretaria, está internado em Guarapuava.

Os dados de distanciamento em Pitanga surpreendem. Isso porque, o índice apontado como ideal pelas autoridades de saúde, é de 70%. E o maior índice já alcançado na cidade foi de 43%. No dia 20 de maio, quando o primeiro caso foi confirmado, somente 37% das pessoas estavam em isolamento. O índice era ainda menor no início da semana quando foi constatado que 33% da população estava em casa.

Em Pinhão, que tem dois casos confirmados, atualmente, o índice de isolamento está em 35%.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.