Índice de isolamento social em Guarapuava é de 38%

Atualmente a cidade soma 16 casos da doença. Pinhão, que também teve casos confirmados, registrou o menor índice de isolamento no fim de semana

O índice de isolamento social ideal, projetado por especialistas, é de 70% (Foto: Divulgação/Universidade Johns Hopkins)

Vinte dias após novo decreto municipal que autorizou a abertura do comércio sem escalas em Guarapuava, o índice de isolamento voltou a cair na cidade. Os últimos dados divulgados pela empresa In Loco, que mede a incidência de isolamento por meio da localização dos celulares, são da última segunda (11) e indicaram que 38% da população continua isolada.

Os pedidos para a reabertura do comércio foram registradas por entidades desde o dia 17 de abril. Porém, o prefeito Cesar Silvestri, disse que não cederia a pressões, e autorizou os comerciantes a reabrirem as portas, com horário diferenciado apenas sete dias depois.

Ainda conforme os dados divulgados no dia 25 de abril, dia em que o comércio reabriu, o índice de isolamento era de 46%. O número foi diminuindo de forma gradual com o passar dos dias. No dia 8 de maio, quando foi autorizada a reabertura de restaurantes, com medidas de segurança, o índice chegou a 41%.

O Paraná é o quinto Estado brasileiro com menor índice de isolamento. Atualmente, 39,5% dos paranaenses se mantem isolados. A média nacional é de 43,4%. Conforme os especialistas o número ideal deveria ser de 70%.

BOLETIM EM GUARAPUAVA

Conforme o boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde de Guarapuava, a cidade já soma 16 casos da doença. Sendo que nove já se recuperaram da covid-19. Apesar de a cidade manter a curva praticamente estável, a orientação das autoridades de saúde ainda é de que as medidas de segurança sejam observadas.

O secretário de Saúde de Guarapuava Celso Góes, destacou que o distanciamento social de dois metros entre uma pessoa e outra é regra que precisa ser cumprida. Assim como o uso de álcool gel. “Lavem as mãos o máximo de vezes possível durante o dia. Evitem aglomerações. Não custa nada cumprir as normas para que possamos sair dessa pandemia sem maiores traumas”. Além disso, no Estado do Paraná é obrigatório o uso de máscaras em locais públicos.

5ª REGIONAL

Na 5ª Regional de Saúde do Paraná, que tem sede em Guarapuava, somente dois dos 20 municípios, têm casos confirmados. Guarapuava com 16 casos e Pinhão com dois. Em Pinhão, o índice de isolamento chegou a 37% no último fim de semana.

Conforme os dados divulgados pela In Loco, entre os dias 4 e 10 de maio o índice de isolamento variou entre 41% e 43%. No dia 9 de maio, dia que antecedeu as comemorações do Dia das Mães, o índice chegou a 37%, o menor desde o dia 1 deste mês.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os dois pacientes que testaram positivo para a doença na cidade já se recuperaram. O primeiro paciente recuperado, estava internado em Guarapuava, e ganhou alta no dia 7 de abril.

Paraná é o quinto estado brasileiro com menor índice de isolamento social (Imagem: Reprodução/In Loco)

IN LOCO

O levantamento feito pela In Loco faz as análises baseadas na localização de cerca de 60 milhões de smartphones em todo o país.  A assessoria de imprensa da empresa informou que a empresa respeita as políticas de privacidade e só tem acesso à localização das pessoas que autorizaram repassar informações de localização nos seus celulares. Além disso, a assessoria afirmou que não tem acesso as informações pessoais dos usuários.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

MERCADO FINANCEIRO

Dólar cai e bolsa fecha no maior nível em dois meses

ECONOMIA

Prévia da inflação oficial registra queda de preços de 0,59% em maio

DETERMINAÇÃO

OMS interrompe ensaio clínico com hidroxicloroquina

Comentários