22/08/2023
Saúde

Guarapuava participa do “Outubro Rosa”

imagem-31432

Para lembrar o “Outubro Rosa”, mobilização mundial que tem como objetivo, alertar sobre os riscos do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde promove no próximo dia 22, serviços na Clinica da Mulher. Além disso, o Chafariz da Rua XV de Novembro, a Prefeitura e a Clínica da Mulher receberão iluminação rosa até o final do mês.

“O Outubro Rosa é um movimento para conscientização para a prevenção do câncer de mama, mas aqui em Guarapuava, decidimos estender a ação também para a prevenção do câncer de colo uterino. É importante que as mulheres compareçam neste dia tenham esse autocuidado sempre”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cícero Vicentin.

Durante todo o sábado, serão feitas coletas de preventivo de colo de útero, agendamento de mamografias, além de palestras rápidas de autocuidado. “O preventivo pode ser feito a partir da primeira relação sexual. Já as mamografias serão agendadas para mulheres com mais de 40 anos, ou que apresentarem nódulos”, explicou a enfermeira Silvia Silveira, da Clínica da Mulher.

De acordo com a ginecologista e obstetra Andressa Araújo, que atende na Clínica da Mulher, a mamografia é o padrão ouro para o diagnóstico do câncer de mama. “Esse exame de imagens detecta nódulos e também micro calcificações antes mesmo de um diagnóstico clínico, feito pela apalpação em consulta médica”, afirmou a médica. A recomendação é que a mamografia seja feita uma vez por ano, depois dos 40 anos de idade, ou mais cedo quando tiver histórico familiar da doença. “Ao fazer regularmente a mamografia, o exame pode diagnosticar precocemente o surgimento de um tumor e contribuir para aumentar as chances de cura”, completou.

No dia 22, as mamografias serão agendadas de segunda a sexta-feira, realizadas no Hospital São Vicente, gratuitamente. Já o preventivo pode ser feito no sábado, dia 22. “Para a coleta do preventivo, a mulher não pode estar menstruada, nem utilizar cremes vaginais. Um dia antes do preventivo não deve manter relação sexual”, explicou Silvia.

Assim como a mamografia, o preventivo pode gerar o diagnóstico precoce. “Ao diagnosticar lesões de colo de útero por meio do papanicolau (preventivo), se tratadas não evoluem para um câncer de colo de útero. É importante que toda mulher que já teve relação sexual, mesmo que não esteja sexualmente ativa, faça o exame anualmente”, finalizou Dra. Andressa.

Participe do Dia D do “Outubro Rosa”

O Dia D do “Outubro Rosa”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde acontece no sábado, dia 22. O atendimento acontece das 8 às 18 horas. As mulheres serão atendidas por uma equipe de enfermagem e as palestras ministradas por acadêmicos das faculdades e para esclarecer eventuais dúvidas, estará presente também um médico.

Saiba mais sobre o “Outubro Rosa”

Com início na Califórnia, nos Estados Unidos, a campanha pretende dar visibilidade à causa do câncer de mama no mundo, fortalecendo a importância do diagnóstico. O movimento que teve seu início marcado pela iluminação de monumentos históricos tomou proporções mundiais passando pela Torre de Pisa na Itália, Arco do Triunfo na França e chegou ao Brasil. Em Guarapuava, o Chafariz da Rua XV de Novembro, a Prefeitura e a Clínica da Mulher serão iluminados com a cor rosa

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.