Guarapuava passa a ser polo de aplicação do Exame da OAB

De acordo com a OAB em Guarapuava, o exame atrairá candidatos também da Região e colocará a cidade como polo permanente do Exame da Ordem

Guarapuava passa a sediar polo de aplicação do Exame da OAB (Foto: Reprodução/Bem Paraná)

A localização geográfica privilegiada de Guarapuava colocou o município no circuito dos exames da Ordem dos Advogados. De acordo com a entidade no Paraná, o presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, José Alberto Simonetti, deliberou a inclusão nessa terça (17). Conforme a OAB, a decisão atende a um pedido antigo da diretoria em Guarapuava e, também do Paraná.

Entretanto, segundo o presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, a aplicação das provas já em 2021 será em sistema de rodízio, junto com Jacarezinho. “Ainda na nossa campanha, quando estivemos na Subseção, ouvimos colegas reiterando o pedido e nos comprometemos a dar uma solução. Agora veio a boa notícia.

Iniciaremos em sistema de rodízio. Mas acredito que o número de candidatos logo levará o Conselho Federal e estabelecer a cidade como sede permanente do Exame de Ordem. A presidente Maria Cecília Saldanha e sua diretoria, bem como o conselheiro Marcos de Carvalho e a medalha Vieira Neto, Edni de Andrade Arruda, merecem nosso reconhecimento, pois lutaram incansavelmente por essa conquista.

Para a presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, a inclusão do município sinaliza o bom alinhamento da Subseção com o Conselho Federal e OAB Paraná em atender demandas da categoria no município. “Agora, a Subseção continuará as articulações para que Guarapuava seja sede permanente da aplicação”.

OS NÚMEROS

Para se ter uma ideia da importância de Guarapuava sediar de forma permanente o Exame da Ordem, vamos aos números. Guarapuava possui dois cursos de Direito. Durante o exame unificado da OAB, o Centro Universitário Campo Real aprovou em 2019, 22,70% dos 130 bacharéis inscritos. Enquanto a Faculdade Guarapuava obteve 5,48% de aprovação entre 65 que prestaram o exame.

De acordo com a SubSeção de Guarapuava, a cidade e Região contam com 985 advogados. Eles estão distribuídos em Guarapuava, Candói, Foz do Jordão, Goioxim, Pinhão. Assim como, Reserva do Iguaçu e Turvo. Dessa forma os exames serão aplicados em Guarapuava atrairão também bacharéis da Região.

Leia outras no Portal RSN.

 

Relacionadas

ALERTA

Guarapuava já contabiliza três casos suspeitos de Dengue

DOE SANGUE

Dia do Doador de Sangue reforça a importância de ajudar a salvar vidas

MAIS CASOS

Em 24h, Guarapuava confirma 95 novos casos de covid-19

Comentários