22/08/2023



Política

Guarapuava pode sediar filial de empresa alemã

imagem-84753

Da redação, com assessoria – Editado por Cristina Esteche

Foto: Prefeito Cesar Filho, o empresário alemão, os secretários municipais de Habitação, Flávio Alexandre, Executivo, Nélio Gomes da Costa, e de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, e o vereador Celso Costa. 

Guarapuava pode ser a sede da primeira filial da empresa alemã Horsch,a primeira na América Latina. O anúncio foi feito nesta segunda (19) pelo prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS), ao receber empresários alemães no seu gabinete. A empresa é própria de implementos agrícolas.

Durante o encontro na Prefeitura, o prefeito ressaltou as potencialidades do município. “Guarapuava oferece as condições necessárias para que a empresa se instale. É um município de tradição que está vivendo um grande ciclo de desenvolvimento com uma série de investimentos na área de infraestrutura”, disse o prefeito citando a ampliação do aeroporto, a nova ferrovia e a vinda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). “Guarapuava é uma terra de oportunidades”, disse Cesar Filho.

 “Nosso setor industrial está em franco desenvolvimento e estamos atraindo novas empresas. Uma das vantagens é sua localização geográfica, bem no Centro do Paraná, facilitando a distribuição logística. A Horsch seria a primeira empresa no ramo de implemento agrícola, gerando estímulo e interesse”, reforçou.

"Fiquei muito satisfeito com esta primeira visita", disse o diretor-proprietário da empresa, Traugott Horsch.

O responsável pela empresa no Brasil, Denis Epp, informou que a Horsch tem filiais em vários países, como Estados Unidos, Rússia e Ucrânia. “Neste momento estamos procurando novas fronteiras e estudamos o Brasil há três anos. Nós percebemos que o produtor brasileiro está capitalizado e, cada vez mais, investindo em tecnologia. Guarapuava tem uma infraestrutura e uma logística bem interessantes”, avalia.

Empresa familiar

A Horsch é  uma empresa familiar que está em sua primeira geração, já conquistou seu espaço e possui um alto faturamento. Os investidores devem escolher a cidade onde a filial será instalada até março deste ano. Havendo essa definição as obras serão iniciadas.

O prefeito e os visitantes estiveram no campus da UTFPR e no terreno onde está sendo construída a unidade fabril da Araupel. "Dois meses após o lançamento da pedra fundamental da Araupel, vemos que as obras estão avançando muito rápido, comentou o prefeito.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo