22/08/2023



Política

Guarapuava pode ter indústria alemã de alimentos, diz prefeito

imagem-57236

A ampliação do intercâmbio de estudantes de Guarapuava  com a cidade de Rasttat e o interesse de uma indústria alimentícia em investir no município foi o resultado concreto da viagem que o prefeito Cesar Filho fez a Alemanha.

“A nossa intenção foi colocar Guarapuava à disposição para receber investimentos estrangeiros e consolidar novas parcerias, pois o nosso foco é promover o desenvolvimento do município e ampliar polos industriais”, disse o prefeito à Rede Sul de Notícias.

A empresa interessada em Guarapuava é considerada uma das maiores na produção de grãos da Europa e está sediada em Hamburgo, possuindo também uma linha industrial de alguns produtos. De acordo com o prefeito, durante a conversa preliminar com diretores, ficou evidenciado o interesse de agroindustrializar milho na área de alimentos. “Isso vai agregar valor. O produto sairá de Guarapuava para o mercado já com código de barras”, antecipa o prefeito.

Durante os 15 dias em que esteve afastado do município, Cesar Filho participou de reuniões importantes com lideranças alemãs. “Saímos daqui com a convicção de que Guarapuava quer crescer, ganhar novos investimentos e na Alemanha a Cooperativa Agrária já mantem parcerias com empresas bem sucedidas”.

O prefeito, acompanhado pelo diretor presidente da Agrária Jorge Karl, visitou  Frankfurt, Rasttat, Friedrichshafen, Karlsruhe, Hamburg e Berlim, com visitas a prefeitos e empresários. Entre as empresas visitadas estão a Zeppelin Systems Friedrichshafen e a Peter Cremer Holding GmbH & Co. KG. Na capital alemã, o grupo teve uma reunião na Embaixada do Brasil. Em Rastatt, a comitiva brasileira comemorou os 25 anos da assinatura do termo de adoção que tornou co-irmãs a cidade barroca e Guarapuava/Entre Rios. O termo foi assinado em junho de 1988, por iniciativa dos suábios do Danúbio, para a promoção de intercâmbios de moradores, grupos culturais e representantes políticos. “Dos representantes dos 25 municípios que estavam nas festividades fui o único discursar e Guarapuava foi homenageada com um selo. Também pude prestigiar a apresentação do grupo cultural de Entre Rios que estava lá. Os integrantes se sentiram muito prestigiados em verem o prefeito da sua cidade numa apresentação internacional”.

Para estreitar os vínculos diplomáticos, o prefeito de Rasttat vai liderar comitiva que virá a Guarapuava em outubro deste ano.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo