Guarapuava recebe “Casa da Barbie”

Guarapuava – Cultura. Saúde. Lazer. Ecologia. Responsabilidade Social. E muito charme. É isso que os moradores de Guarapuava e região irão encontrar, entre os dias 17 e 21 de junho, na Casa da Barbie, um projeto criado pela Mattel do Brasil com o objetivo de aproximar as brasileirinhas do universo da boneca mais famosa do mundo, e também de oferecer aos visitantes uma série de atividades lúdicas e educativas.
Segundo a empresa, líder mundial na fabricação de brinquedos, o projeto Casa da Barbie irá percorrer, até dezembro de 2009, diversas cidades do Sul e Sudeste do País com a proposta de apresentar mensagens educativas às crianças, além de proporcionar muita diversão.
Durante quatro dias, as crianças de Guarapuava e cidades próximas poderão visitar as instalações da carreta especialmente concebida para ação. Com visual externo que chama a atenção pela graça e arrojo, seguindo a linha de comunicação da marca, essa unidade móvel revela em seu interior a réplica do brinquedo Casa da Barbie – com direito a sala, quarto, cozinha e banheiro. Em cada detalhe da ambientação podem ser conferidos os mesmos conceitos verificados nos brinquedos: o delicado e feminino estilo Barbie, com muita atitude. “Esse traço faz parte da personalidade da boneca que em suas caracterizações está sempre alinhada às novas demandas do mundo, acompanhando as preocupações da atualidade como questões de cidadania e responsabilidade social, por exemplo.”, explica a executiva da Mattel, Ana Furtado, gerente da marca Barbie no Brasil.

Circuito interno educativo
Todos os espaços da Casa da Barbie estão integrados em uma espécie de circuito de visitação. No roteiro, quem circular por suas dependências vai se deparar não só com cômodos nos quais estão dispostos móveis e acessórios com esse “estilo Barbie”, mas com importantes informações que são transmitidas didaticamente por monitores treinados para o projeto. “Procuramos desenvolver, em cada ambiente, uma atividade específica relacionada a temas ligados à cultura, saúde, lazer e ecologia. O intuito é transmitir, por meio desse tipo de dinâmica diferenciada e interativa, conceitos prioritários ao processo de educação e formação das crianças”, comenta Ana Furtado.
Em grupos monitorados, os visitantes terão como primeira parada no interior da Casa da Barbie a sala, local onde serão recebidos virtualmente pela própria “anfitriã”. Em clima de boas-vindas, a simpática boneca aparecerá em uma tela, transmitindo às
crianças noções de cidadania e ressaltando que bom comportamento é algo fundamental no convívio com o próximo. E ainda reforça o convite para estarem juntos com a anfitriã/ boneca em um animado domingo – ao vivo e a cores. Entre os ensinamentos para as crianças estão noções de cidadania, procedimentos para a preservação do meio ambiente em simples atos do dia-a-dia, dicas de higiene e consumo consciente de água na pia, no chuveiro, etc.
Depois de curtir tudo o que há na sala, é hora de seguir para o próximo cômodo: a cozinha. Ali, terão contato com procedimentos corretos e adequados para a preservação do meio ambiente em simples atos do dia-a-dia. Em uma espécie de gincana monitorada, as crianças receberão instruções sobre a importância e as formas de separar os materiais recicláveis para remeter ao lixo.
Mais adiante, no quarto, as crianças serão recebidas por um contador de histórias que interpretará contos da Barbie, além de terem à disposição diversos livros da Editora Fundamento. A idéia é despertar nos pequenos a iniciativa do contato com o mundo da leitura. “Este será um momento em que elas poderão se relacionar com os livros e aprenderão que ler é tão gostoso e encantador quanto brincar”, diz Ana Furtado.

Outras atrações…
Enquanto a visitação acontece no interior da Casa da Barbie, na parte externa uma série de atividades também será promovida para entreter quem aguarda sua vez na fila.

Pinte e Cole – em um espaço especialmente caracterizado como Oficina de Artes, as crianças poderão pintar e colar desenhos de temas variados com produtos da Mercur, Bic e Foroni.

Estúdio da Barbie – é a hora da eternizar o momento: em uma área que reproduz o clima de um estúdio fotográfico, as crianças podem ser “clicadas” em frente a um painel que reproduz a Casa da Barbie. E ainda terão direito a levar a foto como lembrança.

Escolinha de Trânsito – em uma pista que simula uma rua real estão dispostos sinais básicos de trânsito para que as crianças possam circular com bicicletas da Caloi e ao mesmo tempo apreender noções primárias de cidadania.

Cine Barbie – para rechear ainda mais a agenda da Casa da Barbie, no sábado um telão ficará instalado no lado de fora da unidade móvel para a projeção de um filme… da Barbie, claro… com direito à sessão de 1h no clima de cinema.

“Chave de ouro”
Além dos aspectos lúdicos e educativos, o projeto itinerante Casa da Barbie tem como objetivo estimular outros processos junto à criançada e à comunidade local: gestos de responsabilidade social e de solidariedade. Por isso, em cada cidade na qual a unidade móvel tiver parada prevista, a organização do evento firmará parceria com
instituição filantrópica que funciona na localidade e tem como foco de atuação o trabalho e cuidado com as crianças. “A iniciativa funcionará como chancela local para buscar o engajamento da comunidade em algo que eles acreditam e valorizam em sua cidade, reforçando ainda mais lado social da Barbie”, esclarece Ana Furtado.
Essa instituição será beneficiada com a reversão dos ‘ingressos’ que permitirão acesso dos visitantes à Casa da Barbie – 1 kg de alimento não-perecível por pessoa. No domingo, último dia funcionamento do projeto na cidade, a Barbie – ao vivo, fará a entrega dos donativos coletados para a instituição parceira, para encerrar o evento no município.
Vale ressaltar que todo início de semana a programação será destinada exclusivamente à visitação de escolas e instituições voltadas ao tratamento e cuidado de crianças, sem exigência de alimentos para participação.
Para se informar sobre o percurso da Casa da Barbie, conhecer toda a linha de produtos da boneca e brincar com jogos que falam sobre economia de energia e reciclagem basta acessar o site http://www.barbieminhacasa.com.br

Serviço
“Casa da Barbie” em Guarapuava
Local: Parque do Lago
Data: de 17 a 21 de junho de 2009
Ingresso: Doação de 1 kg de alimento não-perecível

Horários:
Quarta e quinta-feira: das 9h às 18h
Sexta-feira: das 10h às 18h
Sábado: das 10h às 17h30/ às 18h30 – Cine Barbie – filme do mês: Barbie e a Pequena Polegar
Domingo: das 9h às 13h – Visita da Barbie ao vivo

Relacionadas

EXEMPLO

Bituruna economiza R$ 800 mil com redução de salários na pandemia

ECONOMIA

Paraná perde quase R$ 1,5 bilhão em arrecadação no 1º semestre

INSPIRAÇÃO

Projeto do grupo turvense Gralha Azul é premiado internacionalmente

Comentários