22/08/2023
Saúde

Guarapuava recebe campanha de prevenção contra câncer de pele

imagem-10791

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza no sábado, dia 5, a 11ª edição da Campanha Nacional de Prevenção, com cobertura simultânea em 23 estados. No Paraná, a campanha será realizada nas seguintes cidades: Curitiba, Apucarana, Cascavel, Maringá, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Paranaguá, Londrina e Toledo.

Em Guarapuava, o atendimento acontece das 8 às 16 horas no Consórcio Intermunicipal de Saúde Guarapuava/Pinhão (CISGAP), localizado na Rua Getúlio Vargas, 1523, “antigo Postão” próximo à agência dos Correios. Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas e, apresentando suspeita de câncer da pele, serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito. Nos postos, estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas que trazem orientações sobre fotoproteção e dicas de como suspeitar do câncer da pele.

O objetivo da campanha é superar a marca de 43.800 consultas alcançadas em 2008. “Queremos atestar a campanha da SBD como a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia”, destaca o Dr. Omar Lupi, presidente da entidade, informando que todas as medidas já estão sendo tomadas junto ao grupo de fama internacional para que o feito seja alcançado e tenha sua autenticidade reconhecida.

No ano passado, do total de pessoas examinadas, 65,4% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos — considerado o câncer da pele mais perigoso.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Foto: o câncer de pele se manifesta através de manchas no corpo das pessoas (divulgação)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.