22/08/2023
Comunidade Cotidiano Guarapuava

Guarapuava recebe exposição itinerante do Museu Oscar Niemeyer

Visitantes podem conhecer as obras de Antônio Arney até o dia 28 de julho

EXPOSIÇÃO

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Os guarapuavanos podem conhecer de perto a exposição itinerante Estruturas e Valores, Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, um recorte das obras do artista paranaense Antônio Arney. A visitação foi aberta na última quinta (13).

O autor das obras, Antônio Arney, está com 93 anos, tendo seis décadas dedicadas a produções artísticas. Ele consolidou a carreira transformando madeira, materiais usados e rejeitos em arte.

“Nem todos podem ir a Curitiba conhecer o museu, então, para nós, a maior gratificação é poder mostrar para mais pessoas o trabalho de um artista muito significativo para a história da arte paranaense”, afirmou a diretora cultural do MON, Glaci Gottardello Ito.

Além das obras que compõem a mostra, o público poderá prestigiar a exibição de um documentário que ilustra o artista trabalhando em seu atelier. A exposição itinerante é o resultado de uma proposta do Museu Oscar Niemeyer, orientada pelo governo do Estado para que os municípios tenham conhecimento e acesso ao trabalho desenvolvido dentro do museu.

A exposição contêm pinturas e colagens em madeira, que trazem uma discussão sobre sustentabilidade, arquitetura e memória. “Guarapuava está na rota cultural e artística do Paraná. Entendemos que só podemos ter um olhar sensível a arte quando temos oportunidade. Hoje temos o privilégio de presenciar esse momento histórico, sendo a primeira cidade a receber essa exposição de um artista conhecido nacional e internacionalmente”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy.

A exposição Estruturas e Valores ficará até 28 de julho no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. Pode ser visitada de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h30. A entrada é gratuita

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.