Guarapuava recebe mais respiradores e amplia número de leitos de UTI

Secretaria Municipal de Saúde comprou quatro, governo do Estado mandou outros quatro e Hospital São Vicente comprou outros dois respiradores

Guarapuava recebe mais respiradores e amplia número de leitos de UTI (Foto: Pixabay)

Guarapuava se prepara para enfrentar doenças respiratórias, principalmente a Covid-19 e amplia o número de leitos com respiradores. A informação foi repassada pelo secretário municipal de Saúde, Celso Goes, ao Portal RSN, nesta sexta (22).

De acordo com o secretário, de 20 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital São Vicente terá agora mais 10 leitos equipados. “O São Vicente conseguiu credenciar mais 10 leitos de UTI. Hoje tem 10 na UTI específica para a Covid-19 e 10 para pacientes com outras doenças. Com os 10 novos credenciados serão 30 leitos”.

Conforme Celso Goes, os novos leitos serão equipados com respiradores. “A Secretaria de Saúde conseguiu comprar quatro respiradores que chegaram hoje [22]. O Estado doou mais quatro e o hospital comprou mais dois”.

Entretanto, o repasse dos quatro respiradores comprados pela Saúde só será feito após médicos do Samu testarem os equipamentos. “Tudo tem que estar funcionando com eficiência para então cedermos em comodato ao hospital”. Cada respirador custou R$ 75 mil e foi o menor custo encontrado após consulta de preços.

Porém, esse número de leitos ainda não é suficiente para atender a demanda regional de 500 mil habitantes. Mas a expectativa é sobre a abertura emergencial de parte do Hospital Regional. Se for confirmada a previsão anunciada pelo governo, serão mais 30 leitos com respiradores.

Entretanto, segundo Celso Goes, a dificuldade está sendo encontrar o produto no mercado interno e externo. “O mundo está querendo comprar respiradores”. Portanto, há mais demanda do que a oferta.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

 

 

 

Relacionadas

MEIO AMBIENTE

Audiência pública apresenta sugestões sobre resíduos sólidos dia 30/09

UTILIDADE PÚBLICA

Energisa divulga desligamento programado para Guarapuava

NOVA FILIAL

Zero Resíduos expande operações para cidade de Guarapuava

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com