22/08/2023

Guarapuava recebe oficina “Editais para criadores e produtores negros”

Uma  oficina destinada aos interessados em participar dos editais direcionados a criadores e produtores negros será realizada em Guarapuava, no dia 25 de fevereiro, segunda-feira. A ação vai fornecer informações e tirar dúvidas sobre os editais, lançados em uma parceria entre o Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas. As oficinas são também uma oportunidade para trocar ideias e criar relações de colaboração.

Em Guarapuava, a oficina começa às 19h, na Universidade Estadual do Centro Oeste, campus Santa Cruz  Sala de Eventos, Rua Salvatori Renna, Padre Salvador, 975.

Conforme Margarete Moraes, representante do Ministério da Cultura na Região Sul, o objetivo dos processos seletivos é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística, conforme estabelecido pelo Plano Nacional de Cultura.

Podem participar dos editais brasileiros que se auto-declarem negros, com mais de 18 anos. O prazo de inscrições vai até 25 de março. O programa terá à disposição um total R$ 9 milhões, distribuído entre os segmentos de audiovisual, artes, literatura e pesquisa acadêmica, subdivididas nas áreas de de artes visuais, música, circo, dança, teatro, cinema, literatura, pesquisa de bibliotecas.

Os editais para criadores e produtores negros são realizados através da parceria entre o MinC, a Funarte, a Secretaria do Audiovisual (SAv), a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República.

No Sul, as ministrantes são Margarete Moraes, chefe da Representação Regional do MinC na Região Sul e Eleonora Spinato, assessora da Representação.

As próximas cidades alcançadas na região Sul serão em Florianópolis, Alvorada, Chapecó e Foz do Iguaçu

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo