Da Redação
Guarapuava – Uma das maiores conquistas da atual administração municipal está na redução do índice de mortalidade infantil, registrada nos últimos três anos.
Se em 2012, o município registrava 19,38 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos e em 2014 uma queda significativa acontecia, o ano de 2015 se torna o ápice ao obter o menor índice da história do município com 13,63 óbitos a cada 1000 nascidos. Isso representa 30% de queda em apenas três anos.
De acordo com a Prefeitura, essa queda aconteceu após a implantação do Programa Mamãe Guará, que oferece assistência desde o pré natal até pós nascimento do bebê. De acordo com o médico ginecologista, Fernando Henrique Luz Capuano, com o Mamãe Guará, o quadro de saúde da gestante é classificado, oferecendo o atendimento mais adequado para ela. “Assim, evitamos complicações com a mãe e o bebê. Temos certeza que o sucesso do programa será cada vez maior”.
Desde a implantação do Mamãe Guará há quase dois anos, o programa já cuidou de mais de 8.600 gestantes. Todas recebem esse atendimento, que inclui uma rotina especial e personalizada desde o primeiro trimestre de gestação, como também o fornecimento de vale transporte e o esclarecimento de dúvidas. Após o nascimento da criança, a equipe do Programa Materno Infantil realiza visita hospitalar, que percorre todas as unidades hospitalares e maternidades do município. São realizadas ainda visitas domiciliares para as recém-mamães e crianças de alto risco e o monitoramento de exames laboratoriais, a fim de evitar complicações.
Toda a gestante pode procurar a UBS mais próxima de sua residência, e fazer parte do Mamãe Guará. Lá, ela recebe os primeiros cuidados. A equipe de saúde cadastra a gestante, que já passa a contar com serviços do programa, como o fornecimento de carteirinha de pré-natal, agendamento de consulta com obstetra, classificação do risco gestacional e todos os outros benefícios do Mamãe Guará. “Estamos fazendo uma gestão para as pessoas. Pensamos muito no bem estar das nossas futuras mamães e, com o Mamãe Guará, garantimos mais qualidade de vida para as gestantes e seus bebês”, destacou a secretária de Saúde, Renata Araújo.
Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, o programa, que tem como objetivo diminuir a taxa de mortalidade infantil, está trazendo resultados muito positivos para a saúde de mães e bebês. “A queda da mortalidade infantil está ligada a um atendimento humanizado, ou seja, com as equipes da saúde trabalhando mais próximas das pacientes. Depois do Mamãe Guará, ficou mais fácil identificar precocemente os riscos da gestante e planejar as ações para garantir mais saúde para ela e seu bebê”.
Grávida de 8 meses, Muara Feliciano da Silva espera ansiosa pela chegada de seu segundo filho. Ao descobrir essa gravidez, Muara procurou a UBS do Bairro Concórdia, onde recebeu as primeiras orientações. “Me surpreendi com o atendimento para as gestantes de Guarapuava. Ao descobrir que minha gestação era de risco, fiquei preocupada. Mas o atendimento que estou recebendo do Mamãe Guará me tranquiliza”.