Cristina Esteche
A Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), instituiu o Comitê de Transferência de Presos – Constrap, em Guarapuava, em 06 de novembro de 2014.
O Comitê é composto pela juíza corregedora dos presídios, Patricia Roque Carbonieri, da Vara de Execuções Penais (VEP), supervisora; pelo delegado chefe da 14a Subdivisão Policial, Rubens Miranda Junior; pelo diretor da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG), que atua como coordenador do Comitê, e promotora Marcia Francine Broietti.
De acordo com a Seju, o Comitê tem por objetivos a discussão, articulação, coordenação e efetivação da transferência de presos do sistema SESP – Secretaria de Estado da Segurança Pública, para o sistema prisional da Seju, à qualquer titulo e para qualquer finalidade, tanto no território do Estado do Paraná, quanto para dele fora. A decisão é tomada durante reuniões semanais. E de acordo com a disponibilidade da Central de Vagas.
Segundo a Seju, a transferência dos presos obedece, entre outros critérios, a ordem cronológica de antiguidade na prisão.