Guarapuava será a primeira sede da Conferência Macrorregional do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Será nesta terça-feira (02), às 9 horas e deverá reunir representantes de 73 municípios da região no auditório da Faculdade Guarapuava.
Ao todo, serão cinco conferências macrorregionais, realizadas em todo o Paraná, durante os meses de julho e agosto. O objetivo é preparar os gestores municipais para as etapas estadual e nacional das conferências.
Durante as etapas macrorregionais serão escolhidos os delegados que vão representar cada região do estado na 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, que será nos dias 5 e 6 de setembro, em Foz do Iguaçu. Na região de Guarapuava, serão eleitos 70 delegados – 50% da sociedade civil, 30% do setor empresarial e 20% do poder público. O cálculo é feito de acordo com o número de habitantes.
A 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente será entre os 24 e 27 de outubro, em Brasília, e contará com 50 delegados paranaenses, eleitos entre os 350 que participarão da etapa estadual.
Neste ano, o tema das conferências é resíduos sólidos e deve contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos. São quatro eixos principais de discussão: produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, criação de emprego e renda e educação ambiental.