Guarapuava tem 10 casos da covid-19 confirmados e UTI preocupa

Guarapuava é polo da Região Centro do Paraná com universo de 500 mil habitantes. Porém, há apenas 10 leitos de UTI e nesta quarta (29) a metade está ocupada

Guarapuava tem 10 casos da covid-19 confirmados e UTI preocupa (Foto: Reprodução/Facebook)

Guarapuava está com 10 casos de pacientes com a covid-19, já com comprovação por exames. Outros 10 são suspeitos e aguardam resultados dos testes do Laboratório Central do Estado (Lacen).

O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Saúde, Celso Goes. Porém, o pronunciamento, como ocorre quase todos os dias, foi acompanhado de uma grande preocupação. “Ontem [28] a UTI destinada a pacientes com coronavírus estava com 70% de lotação”. Porém, nesta quarta (29) esse número caiu para 50%.

Conforme Celso Goes, dos sete pacientes que estavam na UTI, dois são de Guarapuava e três de municípios da Região. O primeiro paciente de Guarapuava está em coma há 34 dias. “Ele está lutando pela vida”.

Entretanto, o que ‘tira o sono’ dos profissionais de Saúde que estão à frente dos atendimentos, é que são apenas 10 leitos para um universo de 500 mil pessoas. Assim, soma-se a essa preocupação o fato de que em breve será Inverno.

“As baixas temperaturas, por si só, agravam os problemas respiratórios”. Vale lembrar que a covid-19 ataca os pulmões provocando graves problemas respiratórios. “Repito: são apenas 10 leitos com respiradores”.

Por isso, o secretário voltar a fazer apelo para que as pessoas usem máscaras ao sair de casa; respeitem o distanciamento de dois metros entre outras pessoas; lavem as mãos no mínimo quatro a cinco vezes por dia. “Por favor, cuidem da sua saúde; cuidem dos idosos”.

Outro pedido feito por Celso Goes é que as pessoas deixem os sapatos no lado de fora quando chegam em casa e vão direto ao banheiro. “Se estão dirigindo limpem o volante com álcool gel e descartem a máscara. Só assim vamos nos proteger”.

MAIS LEITOS

Para atender a demanda, o secretário Celso Goes disse que ele e o prefeito Cesar Silvestri Filho começaram um processo legal para a compra de quatro respiradores.

De acordo com o secretário, esses equipamentos serão cedidos em comodato ao Hospital São Vicente que também está buscando comprar mais respiradores. “Esse equipamento está em falta no mundo, mas estamos tentando encontrar. Queremos abrir mais 10 leitos de UTI para pacientes da covid-19”.

OUTRAS DOENÇAS

Celso Goes disse também que a segunda Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente está lotada. Portanto, são pacientes com outros tipos de doenças graves. “Todos os tipos de doenças continuam ocorrendo e temos a UTI cheia”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Relacionadas

ELEIÇÕES 2020

Celso Goes e Burko ainda não registraram candidaturas no TRE

SISTEMA CARCERÁRIO

Em carta, internos da PIG fazem reivindicações e ameaçam rebelião

NO PARANÁ

Elias Maluco é encontrado morto na prisão de Catanduvas

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com