22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Guarapuava tem 11 casos suspeitos de coronavírus

Até agora, nenhum caso do novo coronavírus foi confirmado em Guarapuava. Mas o domingo foi de conscientização em supermercados e igrejas

celsog

Guarapuava tem 11 casos suspeitos de coronavírus. Outros dois já foram descartados (Foto: Arquivo/RSN)

*Reportagem atualizada para inclusão de informação às 18h30 do dia 22/03.

O secretário de Saúde de Guarapuava, divulgou neste domingo (23), que o município tem 11 casos suspeitos de coronavírus. Outros dois foram descartados. Conforme o secretário, a população de Guarapuava precisa acatar o isolamento social, como forma de prevenção da doença.

Já houve diminuição significativa no volume de pessoas procurando as unidades de pronto atendimento e circulando pela cidade. Mas temos relatos de cultos religiosos não cancelados, de famílias reunidas para churrascos de domingo, de pessoas passeando pelos parques. Repito: a única forma de mantermos a curva de infectados sob controle é com o isolamento total.

Defesa Civil faz orientação nos supermercados e igrejas de Guarapuava (Foto: Seco/Prefeitura de Guarapuava)

DOMINGO DE CONSCIENTIZAÇÃO

Neste domingo, equipes da Defesa Civil percorreram igrejas e supermercados de Guarapuava mobilizando a comunidade religiosa e comercial sobre ações de prevenção a Covid-19.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil, Rosely Haick Vitorassi, as normativas de segurança em saúde pública precisam ser cumpridas. “Por isso, estamos de plantão orientando, fiscalizando e conscientizando as pessoas sobre a importância do isolamento social neste momento”.

Assim, os supermercados de Guarapuava – fornecedores de serviços essenciais -, continuam com atendimento. Entretanto, respeitando o limite de aglomerações já definido em decretos anteriores, sendo o máximo de 10 pessoas por caixa/guichê de atendimento.

Pedimos o bom senso também nos deslocamentos até o mercado. Basta apenas que uma pessoa da família ou por residência saia para fazer as compras, evitando a circulação desnecessária de crianças ou idosos nesses ambientes.

IGREJAS

Já igrejas e espaços religiosos podem buscar alternativas para a manifestação da fé, usando ferramentas de redes sociais, como transmissões ao vivo, por exemplo.

“Muitas igrejas já suspenderam suas atividades presenciais. Estamos conscientizando, orientando e sugerindo alternativas para que todas possam encontrar uma forma segura de passar por esse período em que o isolamento é necessário”.

Idosos com mais de 70 anos que percorriam ruas da cidade também foram encaminhados pela Defesa Civil para suas casas, cumprindo a medida estabelecida em decreto, que prevê o isolamento deste público.

PARANÁ

O último boletim divulgado pela Secretária Estadual de Saúde (Sesa), foi neste sábado com 43 casos do novo coronavírus registrados no Paraná. Neste domingo, até a publicação desta reportagem, a Sesa não havia divulgado novo boletim.

BRASIL

Já no Brasil, o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde às 15h45, informa que são 1.254 infectados no país. Todos os estados foram atingidos, além do Distrito Federal. Até então, 18 pessoas tinham morrido, das quais 15 em São Paulo.

Entretanto por volta das 18h30, novo boletim trouxe novos números. No Brasil já são 1.546 casos confirmados de novo coronavírus e 25 mortes, diz o Ministério da Saúde. As novas sete mortes ocorreram em São Paulo, que agora acumula 22 mortes.

Neste domingo (22), a Bahia notificou mais nove casos, enquanto o Pará teve um aumento de dois casos. Já no Amazonas, o número de casos confirmados saltou de 11 para 26. Em Minas Gerais, o número de casos confirmados chegou a 83. Na manhã deste domingo (22) eram 1.201 pessoas infectadas com o novo coronavírus no Brasil.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.