Guarapuava tem aumento de reclamações contra operadoras em 2020

De acordo com a Anatel/Selectra Brasil a operadora Claro e o serviço móvel foram os maiores detentores de reclamações em janeiro em Guarapuava

(Imagem: Selectra Brasil)

O município de Guarapuava registrou em janeiro de 2020 um crescimento de 7,8% nas reclamações contra operadoras de telefonia móvel. De acordo com Anatel/Selectra Brasil, os dados são comparativos com janeiro de 2019. De acordo com as informações repassadas ao Portal RSN, a operadora Claro e o serviço móvel foram os maiores detentores de reclamações na localidade. Assuntos principalmente relativos à cobrança após cancelamento foram os que tiveram mais registros.

Assim, em segundo lugar a TIM (25), Vivo (21) e Oi (19 reclamações). A Sercomtel ainda não registrou nenhuma reclamação no mesmo período. Os assuntos principalmente relativos à cobrança após cancelamento foram os que tiveram mais registros.

De acordo com a Anatel/Selectra Brasil, as reclamações contra operadoras de telecomunicações tiveram um aumento da ordem de 1,28% em 2019, comparando os dados com o estudo analisado em 2018. Assim, em números, o aumento foi de 37,5 mil reclamações a mais. Porém, embora seja significativo, fica abaixo dos valores apresentados nos últimos anos, representando uma queda de aproximadamente 27% em relação ao ano de 2015.

Outro dado importante foi a medição do IR, ou seja, o Índice de Reclamações. Esse índice teve uma média de 0,79% contra 0,76% de 2018. Basicamente, este indicador mede a quantidade de reclamações registradas mensalmente para um grupo de 1.000 acessos em serviço.

Em escala nacional, o maior volume de reclamações foi registrado no serviço de banda larga fixa, com cerca de 80 mil reclamações a mais do que em 2018. Questões relacionadas à cobrança e crédito pré-pago foram os maiores motivadores de registros.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

EXPLOSÃO COVID-19

Em 24h, Guarapuava registra 71 novos casos de covid-19

PEDIDO

Súmula de requerimento de licença de instalação

SÚMULA

Súmula de recebimento de licença prévia

Comentários