Guarapuava tem baixo coeficiente de incidência da Covid-19

Entre as 10 maiores cidades do Paraná, Guarapuava é a com o menor número de casos confirmados (45), bem abaixo de cidades com o mesmo porte

Entre as 10 maiores cidades do Paraná, Guarapuava é a com o menor número de casos confirmados (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

As medidas de prevenção e desaceleração da Covid-19 adotadas em Guarapuava desde março confirmam que as ideias estão auxiliando no combate da doença e colocam a cidade com um dos coeficientes de incidência de transmissão mais baixos. O que demonstra o bom trabalho realizado pelo ex-secretario da Saúde, Celso Goes. Prova disso, são os 44,4% pacientes recuperados. Desse modo, entre as 10 maiores cidades do Paraná, Guarapuava é a com o menor número de casos confirmados (45), bem abaixo de cidades com o mesmo porte.

De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, o objetivo em março era achatar a curva e preparar o município para os casos que chegariam. “Aos poucos, todas as medidas se mostraram assertivas, tendo como resultado esse número baixo de casos e o coeficiente de incidência abaixo do nacional e paranaense. Hoje, nosso objetivo é manter os números estáveis, principalmente da ocupação de leitos nos hospitais”.

(Imagem: Secom/ Prefeitura de Guarapuava)

A 5ª Regional de Saúde, que concentra os casos guarapuavanos é a com o terceiro menor índice no estado. O coeficiente, na data de quinta (04), era de 18 casos a cada 100 mil habitantes. A 5ª Regional abrange 20 municípios. No total, são 87 casos confirmados e nenhum óbito.

MELHORA 

Além disso, o Paraná vai na direção contrária de muitos estados que seguem com índice de crescimento da doença. Na sexta (05), constava que o estado confirmava 6.347, 227 casos, e deste montante, 3.022 pacientes estavam em isolamento domiciliar ou receberam alta.

Ontem tivemos uma excelente notícia, nosso primeiro paciente com Covid-19, que estava internado há mais de 60 dias na UTI do Hospital São Vicente recebeu alta. Muita dedicação dos profissionais da saúde de nossa cidade que se dedicaram nesse caso e que surtiu efeito positivo.

MAIS DE 90% DOS CASOS CONFIRMADOS EM ISOLAMENTO OU LIBERADOS

Em Guarapuava, desde 16 de março, quando começaram as medidas de controle e prevenção, a cidade registrou 45 casos de Covid-19. Deste total, 20 pessoas já estão recuperadas, 22 seguem em isolamento domiciliar e 3 pessoas estão internadas.

Conforme Cesar, isso significa que 92% das pessoas infectadas estão em isolamento domiciliar ou já liberadas em nossa cidade. “Fizemos um trabalho em diferentes frentes, medidas que surtiram efeitos positivos, mas não teríamos sucesso se as pessoas não tivessem aderido aos nossos pedidos. Isso inclui o uso de máscaras, higienização de superfícies e de mãos, etc.”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

LUTO

Morre aos 88 anos em Guarapuava, o médico Ubirajara Azevedo

NOVOS CASOS

Saúde confirma dois novos casos de covid-19 em Guarapuava

CALORÃO EM GUARAPUAVA

Altas temperaturas marcam o 1º fim de semana da Primavera

Comentários