Guarapuava tem seis casos confirmados de dengue

Mais do que nunca a população precisa colaborar eliminando possíveis criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue

Guarapuava tem seis casos confirmados de dengue (Foto: Reprodução/Pixabay)

O boletim da dengue divulgado nesta segunda (13) pela Secretaria de Comunicação (Secom)  mostra que Guarapuava tem seis casos importados da doença. Conforme o boletim, outros 17 pacientes estão sendo investigados e 28 casos já foram descartados.

De acordo com o secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Goes, os sintomas da dengue são semelhantes aos da gripe. Assim, surgem dores musculares e pelo corpo, febre e, ocasionalmente dor de cabeça. “Há sintomas característicos que são a dor nos olhos, no fundo do globo ocular, e dor na panturrilha. Nestes casos, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima”.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o último registro foi um caso autóctone, foi em 2016. Nesse caso, o paciente contraiu a dengue dentro do município.

Porém, mais uma vez a participação da população é imprescindível no combate a mais essa doença. Assim, basta aproveitar o isolamento social para combater a propagação do coronavírus e limpar o terreno e o entorno de casa.

O Aedes aegypti, mosquito transmissor, se prolifera onde há água acumulada. Assim, o ideal é verificar, pelo menos uma vez por semana, os locais que podem acumular água como vasos de plantas, baldes, pneus, garrafas, entre outros.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NOTA OFICIAL

Servidores de Guarapuava receberam Auxílio Emergencial, diz TCE/PR

COVID-19

Procuradora do Trabalho recomenda paralisar obras de PCH

HOMENAGEM

Em Guarapuava, moradores do São Cristóvão recebem UBS diferenciada

Comentários