Guarapuava teve o maior crescimento do Paraná na média do Ideb

Além de Guarapuava, Pinhão e Laranjeiras do Sul também entraram no ranking melhorando o índice nos últimos dois anos

Guarapuava teve o maior crescimento do Paraná na média do Ideb (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O Paraná alcançou a quarta melhor nota do ensino médio entre as redes estaduais do país. De acordo com o Governo do Estado, os dados são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Conforme a pesquisa, em 2017 o Estado ocupava a sétima posição. Portanto, como vem sendo divulgado a cada dois anos, a edição atual, mostra resultados da avaliação de  2019.

Dessa forma, os índices mostram também que o Paraná conseguiu um fato histórico. Conforme os números, obteve o maior crescimento de nota no ensino médio. Assim sendo, subiu 0,7, saindo de 3,7 para 4,4 pontos. É a maior evolução desde 2005. Se somadas as notas de escolas federais e privadas, o Paraná aparece em terceiro no ranking nacional.

Entretanto, para esse resultado, Guarapuava teve participação de peso. O município registrou o maior crescimento na média entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Assim, saltou de 3,7 para 4,7 nos anos finais do Ensino Fundamental. Entretanto, no ranking das melhores perdeu para Toledo que obteve 4,9.

Ainda nesse quesito, Pinhão saltou de 5,1 para 5,4. Enquanto Laranjeiras do Sul, entrou no Top 10 do Ensino Médio em segundo lugar com 6,0. Pinhão, por exemplo, pela primeira vez atingiu e ultrapassou o índice 5.

EVOLUÇÃO

A evolução do ensino público do Paraná resulta da melhoria da educação em 359 das 399 cidades do Estado, avalia a Secretaria de Estado da Educação. O Paraná registrou o maior crescimento do país na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio (0,7), saltando de sétimo para quarto lugar.

E também nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), com avanço de 0,5, pulando de sétimo para terceiro no ‘ranking’ nacional.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

OPORTUNIDADE

Colégios estaduais da Região de Guarapuava oferecem cursos técnicos

FALTAM MAIS TRÊS!

Três colégios do NRE de Guarapuava já escolheram formato cívico-militar

INSCRIÇÕES ABERTAS

Vestibular PAC da Unicentro segue com inscrições abertas

Comentários