22/08/2023
Política

Guarapuava vai reativar Conselho Municipal do Trabalho durante encontro estadual

Guarapuava sedia nesta sexta-feira (26), a partir das 8 horas, no auditório do Sindicato Rural, um evento alusivo ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidente do Trabalho. O encontro está sendo organizado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e terá a presença do secretário Luiz Claudio Romanelli e do presidente do Conselho Estadual do Trabalho Roberto Teixeira de Freitas que comandará a 191ª. reunião da entidade.

O evento também servirá para reativar o Conselho Municipal do Trabalho. O novo presidente será escolhido consensualmente em reunião que acontecerá até esta quinta-feira (25) envolvendo cerca de 30 entidades de Guarapuava.

Compostos de forma tripartite e paritária por trabalhadores, empregadores e  poder público, os Conselhos do Trabalho são instrumentos adequados e fecundos para  o exercício da gestão participativa tripartite no âmbito do sistema público de emprego, trabalho e renda, contribuindo para que as políticas públicas de trabalho, emprego e renda sejam realistas, gestadas nas bases e comprometidas com a inclusão social pelo trabalho a partir do desenvolvimento local sustentado.

De acordo com a Secretaria Estadual do Trabalho, desde 1995, em atenção aos dispositivos da Resolução do CODEFAT (Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) número 80, de 19 de maio de 1995, a Secretaria de Estado responsável pelas políticas públicas de emprego, trabalho e renda, no Paraná, instituiu o Conselho Estadual do Trabalho e vem estimulando e apoiando a instituição, a qualificação e a atuação dos conselhos municipais, que são o correspondente estadual e municipal do
CODEFAT, vinculado ao Ministériodo Trabalho e Emprego.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo