A guarapuavana Luanda Esteche Mendes está entre os tripulantes do navio que pegou fogo e está ancorado no Porto de Margueira em Veneza, na Itália. Mais de 2 mil pessoas, inclusive um grupo de 50 brasileiros, estava no navio. Em decorrência do incêndio, os passageiros e a tripulação estão sem água e energia. O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, por meio do Consulado em Milão, informou à Agência Brasil que presta apoio aos brasileiros.
O Navio Zenith, da empresa Pulmantur, pegou fogo na terça-feira (25) e até esta quinta-feira (27) poucos familiares conseguiram entrar em contato com alguém da tripulação. Os únicos contatos aconteceram na manhã de ontem, mas as informações são de que todos passam bem. Não há detalhes sobre as causas do incêndio.
Na embarcação, há mais de 1.600 passageiros e a maioria é estrangeiros, principalmente espanhóis e portugueses. O navio incendiou-se próximo à região de Chioggia, na província de Veneza. Pelas informações preliminares, divulgadas por autoridades locais, a Guarda Costeira e a polícia fazem a perícia no local.
A cidade de Veneza é conhecida por sua história, seus canais, museus e monumentos. A cidade tem mais de 100 canais, pontes e 118 ilhas. Diferentes barcos são os únicos meios de transporte na área antiga da cidade. É classificada como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Com Agência Brasil