No próximo ano, a proposta é realizar o Campeonato Guarapuavano Adulto em duas divisões, Ouro e Prata, com cada chave sendo composta por 16 equipes. No caso da Ouro, garantem vaga os 16 times que chegarem a terceira fase do Abertão 2009, desde que a inscrição seja efetuada até o dia 2 de dezembro. O pré-arbitral acontece no dia 3 do mesmo mês.
Caso alguma equipe não confirme a participação, a Liga poderá convidar outro time. Na Série Ouro, o prêmio será de R$ 2 mil para o campeão e R$ 1 mil para o vice. A premiação, no entanto, pode aumentar desde que surjam novos patrocinadores. Entre outras resoluções para a divisão principal está o pedido de custeio da arbitragem parcial ou total a prefeitura e a disponibilização de espaço publicitário as equipes em cada jogo.
Segundo o presidente da Liga de Futsal de Guarapuava, Sérgio Firmam, o objetivo, com a criação dos dois campeonatos, é tornar a disputa mais encorpada, com um número limitado de equipes, motivando mais jogadores, equipes, imprensa e patrocinadores. Queremos criar um campeonato guarapuavano oficial, afirma. Inicialmente, os 16 times seriam divididos em dois grupos de oito equipes, com os jogos acontecendo entre março e julho do próximo ano.
No entanto, Firman destaca que a mudança no formato ainda não é definitiva. Só quando terminar a segunda fase [encerrada na noite de ontem] do Abertão e tivermos os 16 classificados é que poderemos definir se as mudanças vão ou não ocorrer, ressalta. Ele completa ainda que até o momento ocorreram apenas conversas informais com os clubes que disputam o Abertão.