22/08/2023
Geral

Guarapuavano deve se preparar para desabastecimento de água

O guarapuavano tem que estar consciente de que precisa economizar água diariamente, mas o anúncio do desabastecimento em quase 50% da cidade no dia 5 de novembro confirma ainda mais essa necessidade.

+ Metade da cidade vai ficar sem água nesta terça, dia 05

Para não sentirem a falta de água de terça para quarta feira, os moradores da regiões afetadas devem se prevenir armazenando em baldes, butijões e outros recipientes, deixando de lado a lavagem de roupas, de calçados e qualquer outra atividade que exija maior consumo. “O ideal é que todas as casas possuam caixa d’água de 500 litros, que é suficiente para fornecer água para consumo básico à uma família que até quatro pessoas”, alerta o gerente regional da Sanepar, João Edson de Lima.

Mesmo após a normalização do abastecimento que deve ocorrer após a meia noite de terça para quarta feira, os consumidores da cidade como um todo devem colaborar e não desperdiçar para que o abastecimento se normalize.

“Será executado o redimensionamento e reforços na rede de água a partir da estação de tratamento na Vila Santana, incluindo a instalação de válvulas e medidores. Hoje a cidade é dividia por setores de manobra e quando é preciso fazer um conserto paralisa o setor. Isso acontece nos casos de desabastecimentos pontuais como os que vem acontecendo periodicamente”.

No caso previsto para a próxima semana será necessário  desativar os anéis de distribuidores, o que acontecerá em cinco locais, simultaneamente.

Esta, porém, não será a última paralisação no abastecimento de água em Guarapuava. Para 2014 estão previstas outros serviços em outras regiões. “A previsão é de aconteçam entre quatro e cinco iguais a essa”.

Todo esse trabalho está previsto no projeto que foi executado há quatro anos e que está sendo adequado às necessidades da cidade. “A cidade cresceu e não houve um planejamento.  Está sendo necessário fazer uma adequação da pressão de água, já que é baixa em alguns pontos que requerem uma pressão mais alta e vice versa. É preciso equalizar esses pontos”.

De acordo com João Edson de Lima, a rede de água tratada foi implantada na década de 60 e era municipal. Somente em 1974 é que a Sanepar passou a prestar esse serviço. Por isso, estamos precisando executar esses serviços”.

As regiões que podem ser afetadas serão a do Centro, Trianon, Boqueirão, Vila Bela, Aeroporto, Alto Cascavel, Colibri, Vila Carli, Bairro dos Estados, Guaratu, Loteamento Municipal, Xarquinho, Distrito Industrial Atalaia, Loteamento Aldeia, Vila Pequena, Pinheirinho, São Vicente, Planalto, Jardim Brasília, Jardim das Américas, Paz e Bem, Lagoa Dourada, Concórdias I, II e II e Colégio Agrícola.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.