Uma conquista que concretiza 9 anos de treinamento e dedicação. Essa é a leitura do mais recente título de vice-campeão estadual de tênis de campo, recebido por Gustavo Ribeiro de Almeida, de 12 anos, e por seu professor Agnaldo Silva. Ambos fazem parte do projeto social guarapuavano “Tô no tênis”, em Guarapuava. O resultado foi alcançado no Circuito Juniors Series, da Federação Paranaense de Tênis, disputado em Curitiba, no último final de semana.
O vice-campeonato de Gustavo foi conquistado na categoria 12 anos masculino infantil. Nessa modalidade, 41 atletas inscritos disputaram a competição. No total, o torneio que valia título paranaense na categoria infanto-juvenil, reuniu 323 tenistas entre 8 e 18 anos de idade no saibro da Academia de Tênis do Clube Curitibano.
A partir da conquista no estadual, Gustavo representará o Paraná, na Copa das Federações de Tênis em Uberlândia (MG), em julho. Entre os dias 16 e 21 de julho, o guarapuavano se juntará a atletas de Londrina, Maringá e Curitiba e embarcará com uma equipe técnica montada pela Federação Paranaense. De acordo com Agnaldo Silva, treinador de Gustavo, a lista oficial com a equipe ainda não foi divulgada.
“Me inscrevi para acompanhar o Gustavo na competição, mas ainda estamos aguardando a lista da Federação. Esse é um dos títulos do nosso atleta, que está muito bem no ranking estadual”, conta o professor.
A boa colocação evidenciada pelo professor reflete a liderança de Gustavo no ranking paranaense de tênis em sua categoria. Em 1º lugar, o guarapuavano soma 4.400 pontos, com 2.300 pontos à frente do 2º colocado. À nível nacional, Gustavo é o 33º colocado.
TÍTULOS
Gustavo também conquistou outros títulos importantes ao longo das competições que participou. Foi campeão paranaense em Curitiba e em Ponta Grossa, além de já ter sido finalista do estadual em Londrina.
Neste 1º semestre de 2018, foi semifinalista do Campeonato Sul Brasileiro, em Londrina, finalista do mesmo campeonato em Maringá e, em Caxias do Sul, esteve nas oitavas de final do campeonato brasileiro. Além desses locais, esteve em torneios nacionais também em São Paulo, na Bahia e em Santa Catarina.
PROJETO “TÔ NO TÊNIS”
Gustavo treina desde seus 3 anos, no Guaíra Country Clube, em Guarapuava. Ele é uma das mais de 80 crianças que participam do projeto social “Tô no tênis”, em funcionamento desde 2001, na cidade do terceiro planalto.
De acordo com o professor Agnaldo, voluntário do projeto, as crianças participantes recebem treinamento de tênis de campo nas segundas e quartas feiras, no horário do contra turno escolar. As ações do projeto são mantidas com auxílio de apoiadores que ajudam a custear as atividades para as crianças e, também, a oferta de lanches todos os dias, após os treinamentos.