Daniel Wolff: o hobby que virou negócio
A paixão em colecionar miniaturas de garrafas de bebidas, hobby que durou o ciclo da adolescência, levou o guarapuavano Daniel Wolff a conhecer e se tornar um especialista em cerveja. Antes, porém, estudou desenho industrial, se tornou um expert em criação de website e de identidade corporativa.
O sommelier, que se tornou internacional e que é dono de uma rede de franquia própria de marcas internacionais, o Mestre-cervejeiro.com , esteve em Guarapuava para inaugurar a sexta loja da marca, no último final de semana.
“Nasci no Hospital São Vicente e morei no Edifício Córdova onde minha mãe mora até hoje. Na minha adolescência comecei a colecionar garrafinhas de bebidas, mas nunca bebi”, observa. Daniel diz que sempre procurava saber a origem das bebidas da coleção.
Com a mudança para Curitiba com o pai e com o irmão, Daniel teve acesso a pessoas de vários países. “Meu pai era assessor de intercâmbio juvenil do Lions Clube e fui para a Bélgica, Alemanha, Holanda, Inglaterra, considerados países cervejeiros. Depois morei em Munique em 2002”.
De volta ao Brasil, com o conhecimento adquirido, Daniel começou a ser convidado para participar de eventos corporativos. Primeiro, o sommelier desenvolveu o paladar para vinhos, sua primeira formação porque no Brasil não havia curso especializado em cerveja, formação que adquiriu em 2010 em São Paulo.
Surgiu então um site que criou para divulgar a nova aptidão. “Como eu já pensava no esquema da franquia contratei consultores para criar o formato. Essa preparação levou um ano. Hoje já temos seis lojas, sendo três em São Paulo e três no Paraná, uma delas em Guarapuava”.
O conhecimento de como se deve apreciar a bebida que tem como base o malte de cevada, o lúpulo, a levedura de fermento, o açúcar do malte e a água, Daniel não guarda para si. Ele vem a Guarapuava para a realização de workshops. Aliás, cursos de sommelier são oferecidos pelo Mestre-Cervejeiro.com na Universidade Positivo, em Curitiba. O curso trata da cerveja em diversos aspectos, desde a gastronomia até viagens e forma de produção.