22/08/2023
Cotidiano Economia Guarapuava

Guarapuavanos já podem pedir o seguro-desemprego pela internet

Prazo para receber benefício é de 30 dias após finalizar pedido

carteira-de-trabalho

(Foto: Reprodução)

Solicitar o seguro-desemprego ficou mais simples. A partir de agora, assim que o trabalhador estiver com toda a documentação da empresa na qual trabalhou, poderá fazer o pedido pela internet.

De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador, Cezar Prestes, antes para encaminhar o seguro-desemprego, o trabalhador precisava agendar o comparecimento na Agência do Trabalhador, preencher um formulário e entregar a documentação. E só a partir deste atendimento é que começava a contar o prazo de 30 dias para recebimento do benefício.

Com a mudança, o trabalhador pode fazer o pedido imediatamente pela internet, por onde ele já irá preencher o formulário. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará a contar a partir deste momento.

O trabalhador faz todo o processo na internet e apenas precisará ir na Agência do Trabalhador se houver alguma divergência. “Caso esteja tudo correto e o sistema finalize, a pessoa imprime e aguarda para receber o valor na Caixa Econômica Federal, não sendo necessário ir até a agência”, esclarece Cezar Prestes.

O encaminhamento do seguro-desemprego será feito pelo site Emprega Brasil, neste link. Clique aqui e veja o passo a passo de como solicitar o benefício pela internet. Quem preferir pode solicitar o seguro-desemprego na Agência do Trabalhador.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.