Bárbara Franco
As pessoas que deixaram de votar no primeiro turno das eleições do dia 5 e ainda não justificaram seu voto podem ir às urnas no segundo turno que acontecerá neste domingo (26).
De acordo com a técnica jurídica da 44ª zona eleitoral, Helen Dias Friedrich, quem não justificou seu voto tem 60 dias para realizar a justificativa, porém o eleitor que deixou de votar no primeiro turno e também não irá votar no segundo terá de justificar sua ausência para cada turno, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.
Helen explica que não existe limite para as justificativas. O que o eleitor não pode fazer é deixar de justificar a ausência por três vezes, se não o titulo é cancelado. “É importante lembrar que os eleitores que moram nos Distritos de Guarapuava e estiverem dentro da cidade, mas longe de sua seção eleitoral devem votar, não podendo justificar seu voto”.
Para realizar justificativa do voto no dia da eleição é necessário documento com foto e o titulo de eleitor. As pessoas que não justificarem seu voto no dia devem comparecer ao Cartório Eleitoral de Guarapuava,que fica na rua Brigadeiro Rocha, nº 1046 bairro Trianon,na qual terão que responder um formulário e anexar documentos que comprovem sua justificativa. “Só o fato de a pessoa estar indo justificar o voto já é possível identificar que ela não esta no seu local de votação por isso o processo é diferente”, explica Helen. O valor da multa para quem não justificar o voto dentro do prazo é de R$ 3,51.
Eleitores que estiverem em débito com a justiça eleitoral e não cumprirem suas obrigações serão impedidos de exercer alguns direitos, como obter carteira de identidade ou passaporte, ser empossado em cargo público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em bancos oficiais, e participar de concorrência pública ou administrativa.
Requerimento de justificativa do voto