22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Guarapuavanos trocam mudas para saudar a primavera

imagem-119413

Cristina Esteche

Guarapuava – Muito mais do que trocar livros, mudas de plantas, o sábado teve um espaço especial para a troca de energia. Assim foi a manhã deste sábado (24), na Arte Florestal, uma loja especializada em móveis artesanais, rústicos, onde tudo o que a natureza descarta, se transforma pelas mãos do artista Diego Baitel que, não por acaso, também é engenheiro florestal.

Sophia e Leon acordaram cedo. Foram até o viveiro de mudas na chácara Morada da Lua e escolheram pitangas, cerejeiras, ameixas amarelas e tipuanas. O objetivo era um só: ir até a Arte Florestal para fazer a troca. Lá as mudas de jabuticaba e sementes de milho orgânico chamaram a atenção das duas crianças. “Meu avô sempre quis ter um pé de jabuticaba. Disse que é uma árvore centenária e a fruta é saborosa”, comenta Sophia.

Assim como as duas crianças, outras pessoas também passaram pela Arte Florestal. Um chá de frutas, música ao vivo, e a acolhida ímpar dos irmãos Joelma, Mirian e Diego deram um toque especial ao ambiente.

De acordo com a jornalista Joelma Baitel, uma das sócias da loja, o evento acontece desde 2015, no início de cada estação. “A gente quer fazer uma coisa diferente. No inverno fizemos uma oficina de luminárias. Para a primavera, nada melhor do que a troca de mudas bem ao estilo da vovó. Lembro que quando minha avó saía sempre voltava com mudas”. 

Com um público específico, o evento promove também a troca de informações sobre um novo conceito de vida, mais simples, mais saudável, mais solidário. “Por isso a gente dedica o nosso tempo, a nossa energia para acolher as pessoas”. Segundo Joelma, a parte comercial é apenas uma conseqüência. “O nosso atendimento é incondicional, mas as pessoas acabam conhecendo a loja, levando peças para casa”. 

Durante o sábado, o carro-chefe do evento foi a leitura. A Biblioteca Livre da Faculdade Campo Real disponibilizou vários títulos. “As pessoas vem aqui para ler, para reconectar-se com um novo propósito de vida”. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.