22/08/2023
Cotidiano

Guaratran estuda manutenção de estacionamentos no centro

imagem-65168

Para melhorar o tráfego na região central e nos  bairros de  Guarapuava, o Guaratran e o Comutra (Conselho Municipal de Trânsito Transporte e Sinalização) estudam realizar modificações  nas principais vias da cidade em 2014. Entre as mudanças estão  a questão das vagas de estacionamento e também a instalação de novos semáforos.

De acordo com César Sanchez,  presidente do Comutra, um estudo sobre as vagas de estacionamento está sendo realizado e a instalação de novos semáforos já está em processo de licitação. “Percebemos que em muitas vias, como na Marechal Floriano Peixoto por exemplo, há congestionamentos em determinados horários, mas não pelo fluxo de veículos e sim pela demora de se atravessar os cruzamentos” explicou Sanchez.

Segundo ele, na referida via o tempo para se cruzar as Ruas Padre Chagas e Guaira é muito, dificultando a vida do motorista que segue pela Marechal Floriano Peixoto. Para resolver o problema, os dois cruzamentos deverão receber sinaleiros em breve.

Além desses locais, já há estudos para que outras ruas também recebam semáforos.

Também na Rua Marechal Floriano Peixoto, a questão dos estacionamentos vem gerando discussão entre os motoristas. A pedido dos lojistas, incomodados com a falta de vagas e o aumento de fluxo de veículos durante as compras de Natal, desde  dezembro o estacionamento foi permitido dos dois lados da rua tanto neste como em outros pontos da cidade.

De acordo com Sanchez, ainda não há um prazo para a volta do estacionamento em somente um lado das vias, o que pode nem voltar a acontecer. “Estamos estudando esta situação. Não somos a favor da diminuição de vagas, é claro que em um dado momento isso vai acontecer, pois priorizamos a questão do fluxo e não do estacionamento, mas percebemos que em muitas vias há a possibilidade de se estacionar em ambos os lados sem interferir no trânsito”.

 

Foto: Lizi Dalenogari

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.