22/08/2023


Geral

Há 10 anos morria Rachel de Queiroz

Há exatos dez anos morria no Rio de Janeiro, uma das mais importantes da literatura brasileira, a cearense Rachel de Queiroz. Rachel foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras em 1977.

A escritora ficou conhecida em 1930, quando publicou sua obra prima O Quinze. Um romance que mostra a realidade da seca nordestina e demonstra a preocupação da autora com questões sociais.

Rachel ganhou o prêmio Jabuti de Literatura Infantil, em 1970, e de Romance, em 1993, ano em que foi agraciada ainda com o Prêmio Camões, o mais importante reconhecimento literário em língua portuguesa. A carreira de Rachel de Queiroz inclui também a tradução de dezenas de livros, de autores como Jane Austen, Fiódor Dostoiévski, François Mauriac, Agatha Christie e Júlio Verne.

 

Com EBC

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo