22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná Previsão do tempo Região

Faltando 21 dias para o outono, calor dá trégua em Guarapuava

No fim de semana o calor diminui ainda mais e no domingo (1) os termômetros variam registram mínima de 14°C e máxima de 21°C

7a04761c-8c9b-47f8-a376-c3382029b5e6

Calor vai perdendo intensidade com o passar dos dias (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Faltando apenas 21 dias para o início oficial do outono, em 20 de março, as altas temperaturas começam dar uma trégua em Guarapuava. Desde o fim do feriado de Carnaval as temperaturas já diminuíram. Apesar do sol forte, o tempo fica mais fresco e os ventos mais fortes.

Nesta sexta (28) o dia amanheceu gelado, até o fim da manhã os termômetros não tinham ultrapassado 19°C. Os ventos se mantiveram com intensidade média, e foram registradas rajadas de vento de 41 Km/h no início da tarde. Estas condições devem seguir até o fim da tarde.

O fim de semana deve ser de tempo firme na cidade. O sábado (29) deve começar com poucas nuvens, e uma massa de ar seco deve chegar sobre a cidade. Assim, as temperaturas variam entre 13°C e 26°C, sendo que as temperaturas devem ficar mais elevadas somente no meio da tarde. Os ventos ganham força e podem ser registradas rajadas de vento de até 57 Km/h.

Já no domingo (1), as temperaturas devem diminuir ainda mais. De acordo com os meteorologistas, a diminuição da temperatura é atribuída ao aumento da umidade na atmosfera. O céu fica claro e com poucas nuvens durante todo o dia. Os termômetros devem variar entre 14°C e 21°C. E a semana deve seguir com temperaturas mais amenas.

VERÃO EM JANEIRO

Os meteorologistas do Sistema Meteorológico do Paraná divulgaram um balanço sobre o Verão Paranaense no mês de janeiro. Os dados mostraram que as temperaturas ficaram dentro da média. Além disso, as chuvas ficara abaixo do comportamento normal em janeiro de 2020.

Assim, na maioria das Regiões paranaenses houve desvios negativos de chuva e os maiores déficit foram registrados no Litoral, Campos Gerais, Norte, Centro e RMC. Em Antonina choveu 309,2 milímetros para uma média de 417,6 milímetros. Londrina foi outro município que registrou chuva muito abaixo da média; foram 108 milímetros em janeiro deste ano, ou seja, 47,5 % da média histórica que é de 227,2 milímetros.

Além disso, a temperatura média do ar durante o mês de janeiro acompanhou o padrão médio histórico em quase todos os municípios paranaenses. Foram registrados desvios ligeiramente negativos, perto de -1,0 °C, em Cascavel, Assis Chateaubriand e Santa Helena e próximos de -0,5 °C em Guaratuba e Antonina e desvios positivos em Guaraqueçaba e Telêmaco Borba.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.