22/08/2023
Cotidiano

HC vai devolver dinheiro de concurso que foi cancelado

imagem-17312

Da redação (com informações da GP on line) – O Hospital das Clínicas, em Curitiba, vai começar a devolução do dinheiro para os inscritos no concurso cancelado pela justiça na semana passada. A devolução começa no dia 25 de junho no Banco do Brasil. Para isso, o coordenador do NC, Raul Von Der Heyde, explicou que será necessário cadastrar todas as 4,5 mil pessoas em um sistema bancário para que elas consigam retirar o dinheiro nas agências do Banco do Brasil ao apresentar um documento de identidade com foto e o CPF. “Devemos fazer isso em uns 15 dias. Aconselhamos os candidatos a ficarem de olho no site do núcleo a partir do dia 20 para conferir as informações”, diz. 
O teste seletivo previa a contratação de 180 funcionários temporários para HC da Universidade Federal do Paraná e foi cancelado depois de já ter sido suspenso em maio, poucos dias antes da aplicação da prova. A diferença é que, com o cancela­men­to, o valor das inscrições deverá ser devolvido aos cerca de 4,5 mil inscritos. A revogação do concurso deve causar prejuízo de até R$ 80 mil ao hospital, pois as questões já haviam sido elaboradas e os digitadores foram contratados, segundo informou a Gazeta do Povo na edição desta segunda-feira  (14).
O cancelamento tem como causa uma briga judicial entre o Ministério Público Federal (MPF) e a União que começou no ano passado quando uma decisão da 2.ª Vara Federal de Curitiba determinava que o governo federal contratasse 180 servidores para suprir a falta de mão de obra no HC. Para cumprir esta decisão, o teste seletivo foi aberto em abril deste ano. Entre os cargos previstos estavam médico, enfermeiro, farmacêutico e técnico em enfermagem. De acordo com a Gazeta do Povo, os contratos dos novos funcionários teriam validade de um ano, prorrogáveis por mais dois. No entanto, a Advocacia-Ge­ral da União (AGU) conseguiu derrubar a decisão anterior pe­­rante ao Tribunal Regional Fe­­deral da 4.ª Região, em Porto Alegre, poucos dias antes da realização da prova, programada para o dia 23 de maio. Na época, o concurso foi suspenso. Agora, ele foi definitivamente cancelado para que o dinheiro da inscrição possa ser devolvido. “Diante dessa revogação não temos mais o que fazer. É como se o teste nem tivesse existido”, lamenta a diretora-geral do HC, Heda Maria Barska dos Santos Amarante (foto).

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.