Hemocentro de Guarapuava incentiva população a doar sangue neste fim de ano

Demanda é maior nessa época do ano devido aos frequentes acidentes de trânsito nas rodovias

Franciele doou sangue ontem (26) pensando em colaborar com o hemocentro para as ocorrências de acidentes, comuns nos finais de ano (Foto: Naiara Persegona/Assessoria Acig)

O Hemocentro Regional de Guarapuava está pedindo à população que sejam doadores neste final de ano, para que o banco de sangue tenha estoque o suficiente para atender às ocorrências hospitalares da época.

De acordo com a doadora de sangue Franciele dos Santos, de 34 anos, que trabalhou no Hospital São Vicente há algum tempo, nesse período do ano, boa parte dos atendimentos nos hospitais são de pessoas feridas em acidentes de trânsito nas rodovias.

Franciele agora é auxiliar financeira da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) e é doadora há mais de três anos. Seu sangue é do tipo O com Rh negativo, que a caracteriza como doadora universal, ou seja, sua tipagem sanguínea é compatível com todas as outras.

“Doar sangue é muito prático e rápido e, além disso pode beneficiar até quatro pessoas com uma única doação. Para mim, ser doadora é sinônimo de solidariedade e amor com o próximo”, recomenda.

De acordo com o Ministério da Saúde, os requisitos para doação são ter boas condições de saúde, idade entre 16 a 69 anos, mínimo de 50 kg e estar bem descansado e alimentado no dia da doação.

Os interessados em contribuir para o banco de sangue podem ir até o Hemocentro Regional de Guarapuava levando um documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial.

O Hemocentro fica na Rua Afonso Botelho, 134, no bairro Trianon. Esta semana, as doações podem ser feitas hoje (27) e amanhã (28), das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, ou sábado (29) das 8h às 11h. Na segunda (31) e terça (01), haverá recesso e o funcionamento retorna na quarta (02) normalmente pela manhã e tarde.

Relacionadas

TRÂNSITO

Rua XV de Novembro é revitalizada com nova sinalização em Guarapuava

PERIGO IMINENTE

Morte de Lucas em acidente na PR-170 reforça urgência na obra de trevo

PANDEMIA DA COVID-19

Surg orienta sobre descarte de lixo contaminado por covid-19

Comentários