22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

‘Herdeiros do Carnaval’ se unem para colocar o bloco na rua

Filhos de dois carnavalescos, Dudu do Contempla, e Jabazinho organizam o retorno do "carnaval de rua' em Guarapuava

Festa de Carnaval em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Após quatro anos silenciada, a percussão começa a ser afinada para o Carnaval em Guarapuava. Com a ausência dos ‘velhos’ carnavais nos clubes, herdeiros de carnavalescos se reúnem para levar às ruas bateria, blocos e ‘amantes’ da maior festa pagã brasileira.

De acordo com Dudu do Contempla, filho de Josoel Freitas, um dos carnavalescos que ajudou a escrever a história do Carnaval em Guarapuava, o projeto está sendo formatado. “Já tivemos uma reunião com as secretárias de Cultura, Rita Felchak, e do Turismo e Eventos, Katriane Mila”.

Para colocar o ‘bloco na rua’, conforme Dudu, ele conta com a parceria do percussionista e sambista Jabazinho. Ele é filho de outro carnavalesco tradicional, o Jabá. O sambista junto com Josoel, o Tuto, representam a história viva das antigas escolas de samba de Guarapuava. E para manter presente duas delas, os ‘herdeiros ‘batizaram bloco e bateria com os nomes ‘Já te aliso’ e ‘Vou ali e volto já’.

Conforme Dudu, os ensaios vão começar em 1º de fevereiro, no deck do Parque do Lago. “Estamos convidando percussionistas, grupos de samba e de pagode e outras artistas para que componham a nossa escola”. Os encontros vão ocorrer diariamente, após às 18h.

Segundo a secretária de Turismo, Katriane Mila, a administração municipal vai dar o apoio logístico para a retomada do Carnaval de Rua na cidade. “Ainda não sabemos em quais dias a escola vai sair. Mas o Carnaval está volta em Guarapuava”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo