Heróis caninos: cães do Bope se aposentam após nove anos de atuação

Juntos, os cães auxiliaram na apreensão de toneladas de drogas ao longo da carreira. Assim, representaram a Corporação em grandes operações

Juntos, os cães auxiliaram na apreensão de toneladas de drogas ao longo da carreira (Foto: Reprodução/Bem Paraná)

Os cães, da raça Pastor Belga Malionis e Pastor Alemão, Lótus, Kira e Loba, encerraram o período de serviço na Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Operações Especiais (Bope). Foram nove anos de atividade, mas agora seguem para a reserva. Os animais, foram adotados pelos policiais militares com quem trabalharam por anos.

Os três cães foram essenciais para o trabalho de apreensão de mais de duas toneladas de drogas. Desse modo, atuaram em grandes operações estaduais e nacionais. Os especialistas em constatação de substâncias ilegais desenvolveram duas habilidades ainda filhotes. A Companhia que agradece o trabalho, organizou uma pequena cerimônia para inaugurar uma galeria destinada aos heróis caninos.

De acordo com o capitão Gustavo Dalledone Zancan, esse é o tão esperado momento de descanso do trio que marcou história.

Agora eles vão para lugares com espaço, vão ter o carinho das famílias que os adotaram. Para nós, é muito especial esse momento e nada mais justo do que fazermos esta despedida oficial. Isso não significa que não possam voltar ao quartel, mas agora o compromisso deles é com o descanso.

Segundo informações da Agência Estadual de Notícia, Lótus é o cão de faro da Polícia Militar com mais apreensões em todo o Paraná. Somente em uma ocorrência, foi quem localizou uma carga de 600 quilos de maconha.

Lótus, Kira e Loba, cães de faro do BOPE se aposentam (Foto: Reprodução/Plantão 190)

O soldado Alexandre Alves de Souza finaliza comentando que a ação dos cães policiais causa temor aos traficantes que fazem venda de droga. O motivo é o faro apurado, os cães consegue resolver situações que podem ser impossíveis para os ser humano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

MAIS ÁRVORES

No Dia da Árvore, ação prevê plantio de 550 mil mudas no Paraná

NO TRÂNSITO

Hoje inicia a Semana Nacional do Trânsito em todo o país

OPORTUNIDADE DE QUALIFICAÇÃO

Senac Guarapuava oferta gratuitamente curso de Vendedor

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com