22/08/2023
Cotidiano

Hoje é dia de vacinação contra paralisia infantil

imagem-6492

Guarapuava – Neste sábado (20), acontece a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil e todas as crianças entre zero e cinco anos devem ser vacinadas. O slogan da campanha deste ano é “Clube do Zé Gotinha Contra a Paralisia Infantil. São só duas gotinhas. Não dá para vacilar, tem que vacinar”.
Somando todas as unidades de saúde da zona urbana e rural de Guarapuava, além dos roteiros de vacinação como Terminal Central, Sesc, Sesi, Senac, Unicentro, 26º GAC, supermercados e hospitais, a campanha em Guarapuava contará com 243 postos de vacinação. A meta é vacinar cerca de 15 mil crianças. A vacinação inicia às 8 horas e se estende até às 17 horas.
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida de início súbito. A transmissão ocorre principalmente por contato direto entre pessoas. A boca é a porta de entrada do póliovírus, e a transmissão se faz pelas vias fecal-oral, ao falar, tossir ou respirar. As más condições habitacionais, higiene pessoal precária e o elevado número de crianças numa mesma habitação constituem os fatores que favorecem a transmissão do vírus.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.